VO2 máx: o que é e como melhorar o seu


Primeiro é conveniente explicar para você o que é VO2 max: VO2 max é a capacidade máxima do corpo de um indivíduo em transportar e metabolizar oxigênio durante um exercício físico incremental, é a variável fisiológica que mais reflete a capacidade aeróbica de um indivíduo. (Wikipédia)

Ou seja, a condição de vo2 max do atleta influencia diretamente na oxigenação muscular durante o treinamento e competições. Se você tem um vo2 max bom ou excelente você pode ter uma capacidade de oxigenação melhor do que seus adversários ou parceiros e isto influencia diretamente no seu poder de definição do resultado de uma prova ou de um desafio.

É importante lembrar que quando você esta pedalando em uma intensidade baixa a sua capitação e metabolização (uso)  de oxigênio também esta relacionado ao seu vo2 max, tendo em vista que você se sente mais confortável e quando o ritmo aumenta você tem plenas condições de aumentar a intensidade.

Sabe aquela sensação de desconforto que você tem ou já teve quando andando em baixa intensidade, respiração ruim, parece que o ar que entra não é suficiente, pois é, um dos possíveis motivos para este desconforto é o seu vo2 max estar abaixo do ideal para o que você deseja estar.

Como treinar o VO2 máx?

O treino de vo2 é extremamente duro, mas vai dar um Up em seu desempenho, ele exige que você trabalhe intervalos de formação com uma intensidade alta, no qual você deve estar preparado para atingir e manter por algum tempo, por isto é tão importante você elaborar uma progressão de treinamento, capacitando o seu corpo para atingir intensidades mais altas.

Como melhorar o VO2 máx?

Quanto mais perto do seu 100% de VO2 max atual você andar melhor será a resposta de seu corpo, e isto significa que você pode ficar menos tempo nesta intensidade para colher resultados efetivos. Se os seus intervalos tem uma intensidade em torno de, por exemplo, 80% de seu VO2max atual você vai precisar de mais tempo de treino para ter resultados sobre este treinamento.

Como mensurar o meu VO2 max?

Existem diversas formas para mensurar seu vo2 max atual, alguns testes realizados em esteiras ou bicicletas em laboratório e pista de atletismo,  no ciclismo usa-se a frequência cardíaca e também a potencia para medir com exatidão o ponto no qual o atleta atinge seu VO2max, e pode-se também mensurar através da frequência máxima do atleta, e ai dividir a mesma em zonas de treinamento, onde a zona 5 seria a zona de trabalho do VO2max.




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

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