Saiba porque e como aquecer antes de uma competição


connor-oleary-ttt-warm-upAo que vejo na pratica, muitos ciclistas ignoram a importância de se realizar um aquecimento antes de iniciar a parte especifica de seu treino, e acaba dando start logo nos primeiros metros após sair de sua casa.

Muitos perguntam, mas Cris é importante aquecer antes de do treino ou antes de iniciar a parte especifica de meu treino. Minha resposta é claro! Você não se prepara para dormir? Então porque preparar seu corpo para realizar uma determinada atividade!

Ao realizar um bom aquecimento antes de um treino ou antes de uma competição, você estará preparando seu corpo para realizar uma determinada atividade, suportar a intensidade desta atividade e consequentemente aumenta a probabilidade de seu corpo e sua musculatura responder de forma positiva.

Ao realizar um aquecimento ocorre as seguintes alterações com nosso corpo:

  • aumento do gasto de energia
  • aumento de fluxo sangüíneo da região que esta sendo movimentada;
  • melhoria da difusão do oxigênio disponível nos músculos;
  • aumento da quantidade de oxigênio disponível nos músculos;
  • aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso;
  • diminuição do tempo de relaxamento muscular após contração;
  • aumento da velocidade e da força de contração muscular;
  • melhoria na coordenação;
  • aumento da capacidade das articulações à suportar carga.

Depois de saber de tais alterações que ocorrem em nosso corpo e mais propriamente dito na musculatura a ser trabalha e considerar que tais alterações são essenciais para realizar seu treino de forma ideal, você tem duvidas se é importante ou não fazer um bom aquecimento?

Quanto mais intenso for o treinamento ou a corrida, maior é a importância de se aquecer de forma mais intensa, e para treinos ou competições mais longos ou competições mais longas o aquecimento pode ser feito de forma mais branda, porém não deve ser ignorado. Alguns atletas quando vai realizar seu aquecimento para uma prova curta onde a tendência é ser mais intensa, fazem seu aquecimento em rolo de treino, o que torna ainda mais efetivo.

Então depois de apresentar vários s os pontos positivos de se realizar um bom aquecimento a pergunta é inevitável. Cris como posso fazer?

Vamos la! Segue um bom exercícios de aquecimento para vocês realizarem antes de uma competição ou antes de iniciar a parte especifica de seu treino.alex-dowsett-movistar-tt-cycling

Pedale por 5 minutos de forma leve.

5 minutos de forma progressiva entre a zona 1 e 2 de sua frequência cardíaca.

5 minutos na zona 3.

30 segundos bem leve

2 tiros de 3 minutos difícil, com dois minutos de intervalo com a frequência cardíaca na zona 1 e 3 entre um tiro e outro.

Mais 5 minutos de giro leve

Dois sprints moderado de cinco segundos cada (para um treino ou competição curta que exija sprints)

5 minutos de giro leve

Descanso passivo de 5 minutos antes de largar e boa sorte.

Por: Cris Silva




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube