TREINAMENTO DE BASE NO CICLISMO – 9 Respostas sobre


9 RESPOSTAS SOBRE TREINAMENTO DE BASE

1 – O que é treinamento de base?

Treinamento de base é uma fase do ano no qual você vai preparar o seu corpo para toda a próxima temporada,  onde você ensina seu corpo a utilizar de forma eficiente o oxigênio, com treinos com maior volume e menor intensidade. O segundo objetivo do treinamento base é melhorar a eficiência do seu corpo para aumentar a potência e, portanto, a velocidade, na qual você pode andar sem ficar cansado.

2 – Qual intensidade predominante?

Nesta fase de treinamento o ideal é você andar com intensidade baixa, como 60 a 70% de sua FC máxima ou 56 a 75% de seu fthr ou ftp, esta intensidade ensina seu corpo a queimar predominantemente em gordura em vez de glicogênio. Nesta fase, você pode também fazer alguns estímulos curtos de intensidade submáxima.

3 – Eu posso competir durante o treinamento de base?

Não recomendamos você competir durante o treinamento de base, lembre-se este é um período de construção e a competição vai fugir do foco neste momento, quando você passar para o período de preparação especifica, ai sim pode começar a pensar em competição.

4 – Quanto tempo tenho que treinar por semana?

Alguns ciclistas profissionais treinam até 30 horas por semana, mas caso você tenha pouco tempo para treinar não pense que você não pode ou não deve fazer o treinamento de base, você deve sim fazer os treinos de base com baixa intensidade e Para os ciclistas  com menos tempo, é bom treinar na extremidade superior da intensidade da base (65-70 por cento da freqüência cardíaca máxima / 65-75 por cento do poder do limiar funcional), pois isso maximizará o benefício de treinamento para o tempo na bicicleta. No entanto, é importante que você continue disciplinado e não se desvie da linha e caia na armadilha de andar com mais forte.

5 – Eu posso fazer treino na academia ou treino funcional no período de base?

Sim você deve fazer um treino de força na academia, com uma carga a 90% de sua força máxima e poucas repetições, além de que nesta fase você pode inserir corrida a pé e treinamento funcional, exercícios extra bike são bem vindos nesta fase.

6 – Qual a Cadência no treinamento de base?

Neste período você pode andar com uma cadencia de 90 a 100 rpm, e fazer os sprints com intensidade submáxima com rpm máxima, ou o melhor que conseguir.

7 – Baixa intensidade e convívio social.

Nesta fase você pode usar o treino com os amigos para fazer volume, o treino acaba sendo mais agradável, desde que este treino não vire uma competição.

8 – Quando devo começar o treinamento de base?

Logo que você terminar sua temporada de competições ou logo que você não tiver mais nenhum desafio para este ano, já é o momento de você começar a transição, ou seja, umas duas semanas sem bike, apenas indo para academia, correndo a pé ou praticando outras atividades mas sem treino na bike ok. E depois do período de descanso na bike volte de forma gradativa aos treinos na bike e você pode fazer como citamos neste vídeo. CLIQUE AQUI PARA SABER O QUE FAZER NAS 7 PRIMEIRAS SEMANAS DE TREINO DE BASE

9 – Treinamento de base e competição

No final da fase de treinamento de base, você deve começar a completar treinos com duração similar aos eventos que você está visando mais tarde na temporada. Uma vez que você consegue isso confortavelmente, é hora de avançar com seu treinamento e começar a incluir alguns esforços específicos de competição.

ABAIXO SEGUE NOSSA PLAYLIST COM OS MELHORES VÍDEOS SOBRE TREINAMENTO DE BASE




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube