4 PASSOS PARA SE TORNAR UM CICLISTA COMPLETO


Se tornar um ciclista completo é o sonho de qualquer um, o que queremos é a capacidade de largar nossos adversários morro acima ou de medir roda até quem está ao nosso lado desistir de fazer força!

Cada vez mais nos deparamos com atletas altamente treinados e especializados em um tipo de percurso, pensamos na comparação de que os atletas de grandes montanhas não tem a mesma potência máxima de um sprinter e um atleta de altissimo nível do xco não se torna bem sucedido no xcm, vejamos o último campeonato mundial de xcm onde alguns dos top 10 do mundo NO XCO competiram no entanto não tendo o mesmo êxito que em sua modalidade de origem.

Entre atletas que almejam uma vitória em uma grande competição eu defendo a tese de que devemos sim especificar e nos tornar único em uma especificidade, seja xcm ou xco, sprinter, cri ou escalador, mas o fato é que no ciclismo competitivo brasileiro não podemos desconsiderar que os atletas profissionais ou amadores muitas vezes começam tarde na modalidade, não tendo tempo suficiente para desenvolver ou trabalhar o seu ciclismo e literalmente o biker TEM QUE SER BOM EM TUDO.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR E-BOOK TREINAMENTO DE CICLISMO

Sendo assim eu desafio você a treinar tudo, claro que todo atleta sempre vai ter uma capacidade natural e ser mais forte em algum tipo de terreno, e não deixe de trabalhar está sua capacidade para se tornar ainda melhor, mas não bloqueie ou omita suas fraquezas no desenvolvimento de seu ciclismo.

                                        Para progredir, como ciclista, é importante desenvolver tudo. Você deve se esforçar para ser    

completo. Qualquer bom programa de treinamento deve abranger não apenas todos os sistemas fisiológicos, mas também se concentrar na técnica. (trainingpeaks.com)

4 PASSOS PARA SE TORNAR UM CICLISTA COMPLETO

1 – Treine sprint – Se você quiser ganhar corridas, você precisa se lembrar de que o sprint ganha corridas. Mesmo o piloto que ganha com um esforço sozinho de 60k, abrir para chegar sozinho no final, e não foi de forma continua que ele conseguiu seguir sozinho, possivelmente em algum momento ele teve que fazer um sprint, independente se você é atleta do MTB ou Speed, treine sprint.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR E-BOOK TREINAMENTO DE CICLISMO

2 – Olhe além de velocidade média, FC ou potencia, o seu desempenho na bike não é ditado apenas pelo quão rápido você é capaz de andar ou quanto mais alto esta o seu limiar de potencia, o seu desempenho na bike inclui também a sua técnica de pilotagem, capacidade de tolerância ao esforço e técnica de pedalada.

3 – Pratique todas as intensidades de esforço em seus treinos, não pense que apenas treinando no máximo você vai conseguir atingir o seu máximo. Trabalhe em seus treinos todas as zonas de intensidade, da zona 1 a zona 5, este é o alicerce para sua vitória, a sua capacidade de esforço máximo em uma corrida vai definir o seu resultado para você tem que se preparar para chegar neste ponto.

4 – Variedade de treinamento, quando cito variedade estou relacionando de estradas, intensidade e técnica. Procure diversificar o local de treinamento, 1 vez por semana de ênfase a trabalhar a sua melhor capacidade, 2 vezes por semana trabalhe suas fraquezas.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR E-BOOK TREINAMENTO DE CICLISMO




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube