5 MANEIRAS DE VOCÊ MEDIR A SUA INTENSIDADE DE ESFORÇO NO CICLISMO


 

É extremamente necessário durante o treinamento saber se você está realmente realizando o que planejou, e verificar se os treinos estão sendo eficazes, para isso existem diversas ferramentas que podem auxilia-lo nos treinos e motivá-lo para seguir treinando sem perder o foco.

1. Percepção de Esforço

É a forma mais barata, e é de grande valia, pois ninguém te conhece melhor que você mesmo, faça a quantificação de esforço dessa maneira numa escala de zero (não sentir nada) e dez (esforço muito intenso, chegando à exaustão). Porém por ser uma percepção interna, recomenda-se o uso de outras maneiras, por esta não ser tão precisa em relação aos treinos e progressos.

2. Monitor de Frequência Cardíaca

É um método mais preciso que o anterior, combinado com a percepção de esforço você terá uma base para saber se está num ritmo intenso, moderado ou leve, por exemplo, se você sai em um treino em grupo, ao mesmo tempo que a frequência cardíaca aumenta, a percepção de esforço também será maior, é diretamente proporcional, e ao se conhecer você saberá a hora de diminuir o ritmo (em qual batimento) antes de chegar à exaustão.

3. Medidor de Potência

É o mais preciso e eficaz, você saberá exatamente a força que está fazendo ao pedalar, é o meio mais utilizado por atletas profissionais atualmente, você pode precisar de um treinador para te ajudar a planificar seus treinos com este aparelho.

4. Garmin conect

É uma plataforma da internet, e uma forma de acompanhar seus treinos de maneira fácil e motivacional, você pode visualizar seu treinamento, acompanhar melhoria de desempenho pela frequência cardíaca, ter um companheiro de treino virtual e estipular metas.

5. Strava

É um aplicativo de celular, gratuito (com uma versão pró, porém é paga) muito motivacional, pois além de ver seu progresso, você pode comparar seu progresso e competir virtualmente com outros, existem premiações virtuais para os mais rápidos nos percursos, que são chamados de segmentos, com classificação geral, além de separações por sexo idade, peso e resultados do último ano, além de baixar e postar treinos também é possível adicionar fotos aos treinos e compartilhas os dados com outros aplicativos, considerado por muitos como viciante, este app é utilizado no mundo inteiro.




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube