VOCÊ TEM MEDO DE PERDER O QUE VOCÊ GANHOU NOS TREINAMENTO?


Destreinamento

Um descanso após a temporada é merecido, mas se você passar tempo demais sem treinar, vai perder seu condicionamento físico, e começar a decair, ou as vezes por motivos de saúde ou compromissos sociais, esse tempo longe da bike é inesperado. Você precisa saber dessas 6 dicas para entender o que está acontecendo com seu corpo e poder voltar a sua forma.

1. Em que momento começa?

A recuperação é fundamental, sem ela seu corpo não vai assimilar os treinos, mas depois que você está recuperado do treinamento, se continuar em repouso seu corpo vai começar a diminuir ou perder as capacidades conquistadas, então descanse somente o suficiente para se recuperar.

2. Como ocorre

Você começa a decair entre 3 e 5 dias sem realizar nenhum exercício, porque até esse período seu corpo vai estar se recuperando dos treinamentos realizados anteriormente, será uma perca muito pequena, mas a partir do 5° dia seu volume de sangue começa a diminuir, seus batimentos estarão mais altos pois o coração precisa bombear mais sangue para transportar oxigênio.

Em 10 dias seu Vo2 Max e as enzimas respiratórias também começam a diminuir, o que significa que sua capacidade de oxigenar o corpo diminui, em 2 semanas já é notável a queda de performance, e a partir daí a perca de massa muscular e ganho de gordura corporal começam a ser notáveis.

3. O que você perde primeiro?

A primeira aptidão a sofrer alterações é a potência, a explosão de força na bicicleta, quando você retornar aos treinos vai perceber que está mais lento, depois a perca de força, e por último a resistência, por isso quando começar os treinamentos vai sentir que consegue realizar treinos com a mesma distância que antes, mas não com a mesma velocidade, já que perdeu força, força necessária para fazer a rotação da pedalada.

4. Quanto tempo para entrar em forma?

Uma média de 10 dias você se sentirá bem novamente durante os treinos, mas até lá vai se sentir lento e os treinos serão árduos, mesmo num ritmo mais devagar, para chegar ao seu ápice anterior varia muito de pessoa pra pessoa, pois isso sofre influência de como será seu treinamento, sua alimentação, recuperação e individualidades fisiológicas.

5. O que fazer para voltar a forma?

Fazer um planejamento consciente de treino, não queira realizar treinos extremamente intensos, pois seu corpo não estará preparado para isso, você pode até conseguir realizar no começo, mas depois perderá tempo para que seu corpo se recupere dos estímulos, perdendo tempo e podendo causa danos, como lesões. Faça treinos de cadência e força, isso vai te ajudar a ganhar força sem causar lesões.

6. Como evitar?

É impossível ficar um tempo sem treinar, pois além do cansaço físico há o cansaço mental, e sua mente precisa de férias, isso ajuda a se motivar, e sentir aquele desejo de subir na bike e cair na estrada, então nestes períodos
que estiver afastado faça estímulos para que seu corpo lembre-se que é treinado, troque elevadores por escada, vá caminhando para o trabalho, ou para a padaria, pequenas atitudes, mas que te ajudarão.




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube