6 COISAS QUE VOCÊ PRECISA FAZER QUANDO TEM POUCO TEMPO PARA TREINAR


  • Defina seus objetivos:

Definir objetivos e que os mesmos sejam realistas é o primeiro passo para todo atleta que tem pouco tempo para treinar, desta forma, você garante que vai conseguir concluir seus treinos. Muitos atletas tem 1 hora para treinar por dia e 3 horas para treinar nos finais de semana e querem participar de provas por etapas,para você concluir uma provas por etapas (vários dias seguidos competindo) é necessário um volume semanal de mais ou menos 10 a 15 horas, diante disto organize sua agenda de treinos, competições e desafios de acordo com o que você vai conseguir conquistar. O êxito no alcance de seus objetivos vai fortalecer você para os próximos desafios.

  • Especificidade de treino:

Quanto menor é o tempo que você tem para treinar, mais importante é você treinar de forma correta, quando se pensa em evolução, não saia para pedalar, saia para treinar.

Você já parou para refletir se você está saindo para treinar ou para pedalar?

Você está satisfeito com a sua evolução diante dos treinos realizados?

Mas você está realmente fazendo o que você precisa para evoluir ou o que seus amigos estão fazendo?

Quanto menos tempo você tem para treinar, mais importante é você sair e fazer o treino que você precisa fazer para evoluir, analise seu ponto forte e fraco e comece a treinar para melhorar seu ponto fraco, desta forma você além de evoluir o que tem como deficiência vai também enfatizar seu ponto forte.

  • Crie a repetição por dias da semana:

Quando se tem pouco tempo para treinar, repetir estilo de treino faz com que o ciclista otimize seu treino, por exemplo, toda segunda feira você faz um treino leve, toda quarta um treino com alta intensidade, sexta feira treino leve e todo sábado treino com os amigos, desta o atleta vai automatizar as ações em seu dia a dia e fica mais facil para colocar em prática

  • Planeje com antecedência

Crie uma programação de treino para a semana ou para o mês, desta forma você vai conseguir antecipar suas ações, se preparando melhor para os treinos daquele dia.

Não deixe para decidir na hora do treino o que você vai fazer porque a possibilidade de você não fazer ou fazer o que os seus amigos estão fazendo é grande, lembre-se, você quer evoluir? Você tem que fazer o seu treino.

  • Qualidade não é sempre quantidade

Muitos ciclistas acham que por que tem pouco tempo para treinar não vão conseguir evoluir.

VOCÊ PODE EVOLUIR SIM, desde que dê prioridade a qualidade de seus treinos, esqueça a tese de que para ficar forte você tem que fazer 500 km na semana, para ficar forte você tem que treinar de forma simples e correta,  treinando de forma curta, simples e correta você vai sim conseguir evoluir e por que não se tornar uma referência no que faz.

Mantenha uma sequência de treino, a consistência em seus treinos, por mais curto que seja te trará evolução.

  • Treino intervalado vai fazer você ganhar muito tempo, um treino intervalado de 60 a 70 min quando bem realizado, tem efeito superior à aquele treino de 3 hs passado em cima da bike sem objetivo.
  • Em resumo o fator principal para um ciclista que tem pouco tempo para treinar é analisar seus pontos fracos a serem trabalhados. Especificar seus treinos de acordo com suas necessidades e não o que seus amigos fazem, criar um padrão de treino semanal e que seja possível cumprir para evitar que você se frustre ou sabote. seus treinos, planeje com antecedência e se prepare para executar o planejado e ir até o final do caminho planejado.

Bons treinos




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube