O termo VO2 máx é a derivação para Volume (V) de Oxigênio (O2) Máximo (máx). De forma bem simples, ele representa o volume máximo de oxigênio que o corpo consegue transportar durante o exercício físico. Mas o que isso quer dizer? Os músculos precisam de oxigênio para trabalharem, quanto mais intenso mais o músculo precisa trabalhar, quanto mais ele precisa trabalhar mais precisará de oxigênio. Logo quanto maior o seu VO2 mais tempo você consegue sustentar um exercício de alta intensidade.
Entretanto esse valor pode ter influência diversas como, capacidade aeróbica, peso, massa muscular, idade entre outros.
Como descobrir o seu VO2 máximo?
A maneira mais precisa para descobrir o seu VO2 é através de teste em laboratório realizados em esteiras ou bicicletas. Nesse teste o atleta realiza a atividade física de forma monitorada e com uma máscara para medir a frequência cardíaca e o volume de oxigênio consumido e em alguns casos mede-se o lactato acumulado no sangue. Esse teste é parecido com um teste ergométrico porém muito mais completo.
Existe outra forma aproximada de calcular através de formulas, porém não possuem a mesma precisão.
Qual a importância do VO2 máx no treinamento esportivo?
Saber o seu VO2 máx e extremamente valioso para quem buscar iniciar um treinamento esportivo de qualidade. Com ele o seu treinador poderá determinar as zonas de treinamento e adequar as intensidades de forma muito mais precisa, o que ajuda a otimizar os treinos e evita gerar uma sobrecarga na progressão dos treinos.
Como melhorar o meu VO2 máx?
Já explicamos isso no artigo Como aumentar o VO2 máx. Porém vale lembrar que esse valor pode ser treinado sim, mas melhorado apenas em até 30%. Para conseguir obter melhores resultados é extremamente indicado o acompanhamento de um bom treinador para atingir os objetivos de forma saudável e segura.