O que é MTB?

Mountain bike ou MTB é uma derivação do ciclismo praticado em trilhas de terra, estradas montanhosas e terrenos irregulares. Bem mais novo que o ciclismo de estrada, “nasceu” em 1950 nos Estados Unidos, mas acabou ganhando popularidade a partir da década de 1970. A ideia era adaptar a bicicleta de estrada para poder pedalar em terrenos acidentados com terra, pedriscos, andar pelas florestas, coisas que com uma bicileta de estrada não era tão viável por ser mais frágil e com pouca aderência nesse tipo de terreno.

Para conseguir isso foi necessário adaptar os pneus, que são mais largos, adaptar do câmbio para que fosse possível ter uma variação maior já que em trilhas há uma exigência maior de alternâncias de ritmo e velocidade tendo em vista as íngremes subidas e obstáculos que podem ser encontrados e também adaptar o amortecimento.

Como dito anteriormente o MTB começou a ganhar popularidade na década de 1970, mas só teve um campeonato mundial oficial (organizado pela UCI) pela primeira vez em 1990 disputado na Europa. Já nos Jogos Olímpicos sua participação ocorreu em 1996 nos jogos de Atlanta.

Qual a diferença do Mountain Bike para o ciclismo de estrada?

A principal diferença entre as modalidades é o terreno. No ciclismo de estrada os ciclistas andam sobre o asfalto – raros são os trechos um pouco mais acidentando. Já no mountain bike é totalmente o contrário, é pouco usual andar no asfalto, majoritariamente ocorrem em trilhas e em terrenos bem diversos.

Outra grande diferença são os equipamentos, a começar pela bicicleta que é totalmente diferente e os equipamentos de segurança que é usado em maior número. Isso porque o risco de queda é muito maior devido ao terreno irregular e diversos obstáculos.

Mesmo sendo estilo bem diferentes eles podem ser complementares. Grande parte dos ciclistas profissionais praticam MTB quando estão fora do período competitivo. Isso ajuda a mudar um pouco os ares e também ajuda o ciclista a aperfeiçoar sua técnica em cima da bicileta.

Por outro lado, já tivemos atletas campeões mundiais no MTB que se tornaram grandes ciclistas de estrada. Por exmeplo o Peter Sagan, campeão mundial de MTB e Ciclismo de Estrada, além de ser recordista de Camisa Verde no Tour de France.

Principais competições do MTB

Cross Country ou XCO

O Cross Country ou XCO – Cross (X) Country (C) Olímpico (O) – talvez seja uma das principais competições da modalidade. Vários ciclistas largam juntos dentro de um circuito extremamente técnico e ganha quem chegar primeiro. Essa modalidade é disputada nos Jogos Olímpicos e suas regras variam de competição para competição. De modo geral, ocorre dentro de um circuito de 4 a 6km com várias voltas. Não podendo ser muitos trechos planos. Isso faz com que o atleta seja exigido ao máximo fisicamente. Por conta disso não são provas muito longas, com duração máxima de 2 horas aproximadamente.

Aqui no Brasil temos diversas provas como o Brasil Ride.

Atletas Alta Performance possuem 15% desconto em qualquer evento organizado pela Brasil Ride. Confira nossa lista de parceiros.

Trip Trail ou XCM

Muito parecido com o XCO o XCM – Cross (X) Country (C) Marathon (M), entretanto com foco em percursos longos, em alguns casos mais de um dia de competição por isso o termo maratona. Por isso, ao contrário do XCO, o atleta deve levar em consideração suprimentos básicos para hidratação e nutrição durante a prova. Não existe um campeonato mundial organizado pela UCI nessa modalidade.

Eliminator ou XCE

Vertente mais recente do XCO que conta com 4 ciclistas por bateria que competem em um circuito curto e extremamente rápido cheio de descidas, subidas e obstáculos. Ganha o atleta que chegar na frente. Como o nome sugere, são várias baterias que vai eliminando os atletas até chegar nos 4 finalistas. Por ser mais curto exige mais potência e força do atleta.

BMX Olímpico

Modalidade onde alguns atletas largam juntos e competem entre si num circuito curto mas extremamente técnico. Objetivo é realizar o circuito no menor tempo possível, ganha quem chegar na frente.

BMX

O BMX vem de Bicyle Motocross ou como chamados aqui no Brasil, Bicicross. Dentro dessa modalidade existem diversas vertentes, mas basicamente o objetivo é conseguir a maior pontuação com as manobras executadas com a bicicleta. Existe o Vertical, onde o atleta executa as manoras em um half-pipe. Existe também o Freestyle onde o atleta executa manobras em um parque/ circuito com diversos elementos como corrimões, escadas, caixotes. Além disso existe, dentro do freestyle, min-circuitos com rampas que o ciclista pode executar diversas manobras. Essas modalidades são muito famosas em competições como os X Games e eventos da Red Bull por serem modalidades mais radicais.


Downhill ou DH

Competição exclusivamente realizada em descidas extremamente técnicas. São diversas baterias individuais, ou seja cada atleta desce sozinho. Ganha o atleta que completar a descida no menor tempo.

Exige equipamentos mais específicos de proteção como capacete fechado, óculos e coletes. Isso porque a velocidade é alta e o risco de queda muito elevado.

Um grande exemplo de competição aqui no Brasil são as descidas das escadaria de Santos.

Trial

É uma modalidade de transposição de obstáculos. Sendo assim existe um circuito com diversos elementos técnicos como troncos, cavaletes, muros etc e precisam transpor cada um deles. Cada vez que o atleta coloca o pé no chão é descontado uma nota. O circuito também é cronometrado para ser usado como desempate. Ou seja, ganha o atleta que cometer menos falhas e completar o circuito em menos tempo.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba informações em primeira mão

Emails semanais para você ficar por dentro dos nossos vídeos e artigos.