O que é Ciclismo de Estrada?

Ciclismo de estrada é uma das modalidades do ciclismo, porém disputada em circuitos abertos como ruas e estradas. Dentro do ciclismo de estrada existem 2 estilos específicos estrada e contra-relógio de estrada. Ambos podendo ser disputados nos formatos individuais ou por equipes.

As competições de ciclismo são organizadas no Brasil pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e internacionalmente pela Union Cycliste Internationale (UCI).

O ciclismo de estrada foi disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em Atenas em 1896 exclusivamente para os homes. Para as mulheres foi disputado pela primeira vez apenas em 1984 em nos jogos de Los Angeles.

Como dito anteriormente, o ciclismo de estrada é dividido em 2 estilos, o de estrada e o de contra-relógio. Os ciclistas utilizam bicicletas próprias para cada um dos estilos. Para as competições puramente de estrada utilizam biciletas do tipo de estrada chamadas de road bike ou, como são chamadas aqui no Brasil, bike speed. Já para as provas de contra-relógio utilizam bicicletas específicas que possuem o guidão diferenciado para que o ciclista posso ficar ainda mais curvado, fazendo com que tenha menor área de arrasto e podendo desenvolver uma maior velocidade.

Modalidades disputadas

Provas de circuito – Critério

São provas realizadas em circuitos fechados. São normalmente circuitos pequenos (em média 2km) onde os atletas ficam dando voltas até completar o tempo estipulado (30min, 60min) ou até completar o número de voltas estipulados (10 voltas, 20 voltas). Ganha o atleta que chegar na frente na última volta.

Provas de um dia – Clássicas

São provas de resistências e longa duração disputadas em estradas (sempre acima de 100km). Utilizada principalmente para campeonatos nacionais e mundiais onde os atletas disputam o título de campeão em um único dia. Essas provas podem até ocorrer em circuitos, porem sempre em circuitos mais extensos como por exmeplo 10km por volta. Ganha o ciclista que cruzar a linha de chegada primeiro.

Provas dessa modalidade em campeonato nacional são competidas normalmente por equipes profissionais, já os campeonatos continental e mundial são disputados por equipes de suas nacionalidades.

Dentro dessa modalidade existem as provas chamadas de clássicas como por exemplo Milão-Sanremo, Tour de Flanders e Paris-Roubaix. Provas disputados exclusivamente por equipes profissionais.

Aqui no Brasil temos algumas provas dessa modalidade disputadas também entre os amadores conhecidas como L’Étape e Granfondo.

Provas por etapas – Grandes Voltas

São provas realizadas em mais de um dia, disputadas por equipes profissionais. Por ser disputadas em vários dias os atletas são colocados a prova em diversos tipos de terrenos. Alguns dias são etapas planas, outras são em regiões montanhosas e em outras provas de contra-relógio. Dessa forma o atleta para ganhar tem que ser o mais completo possível. As principais competições dessa modalidade são chamadas de Grandes Voltas.

As voltas de mais prestígio são Tour da França (Le Tour de France), Giro de Itália (Giro d’Italia), Volta da Espanha (La Vuelta). As grandes Voltas são disputadas em 23 dias sendo 21 etapas e 2 dias de descanso entre elas.

Aqui no Brasil temos pouquíssimas provas disputadas nesse formato.

Nessa modalidade há diversas premiações distribuidas entre as equipes e atletas, sendo elas:

  • Classificação geral – Ganha o atleta que completar todas as etapas em menos tempo.
  • Rei da montanha – Ganha o atleta que juntar mais pontos nas subidas das montanhas.
  • Classificação de pontos – Ganha o atleta que juntar mais pontos nas chegadas de cada etapa e em chegadas intermediárias de cada etapa.
  • Classificação de atleta jovem – Disputado apenas entre os atletas sub 23 anos. Ganha o atleta que completar todas as etapas em menos tempo.
  • Classificação por equipes – Ganha a equipe que completar todas as etapas em menos tempo somando o tempo de seus atletas.

Provas de contra-relógio

As provas de contra-relógio são disputadas em distância menores, não havendo uma distância fixa. Pode ocorrer também mudanças de terrenos, ou seja podem ocorrer em superfícies planas ou com subidas. Ganha o atleta que fizer o menos tempo na distância estipulada. Existem provas individuais e também por equipes. Além disso elas são disputadas em nível mundial em uma categoria separada da de estrada. Sendo assim um atleta pode ser campeão mundial de ciclismo de estrada e outro ser campeão mundial de contra-relógio.

Perfil dos ciclistas de estrada

Pelo fato de existir diversas modalidades de competição, fica claro que existirão diversos perfis de atletas que disputarão dentro do ciclismo de estrada.

Sprinters ou Velocista

São atletas que tem por característica a força de explosão e conseguem acelerar de forma rápida. Eles disputam as chegadas nas provas de Critério e nas etapas planas das grandes voltas.

Escaladores

São normalmente atletas leves e potentes que se dão bem em etapas com bastante subida.

Passistas ou Contrarrelogista

São atletas que conseguem manter um ritmo alto por longo período. Eles são os atletas que andam na frente do pelotão para ditar o ritmo da prova, ficando de cara para o vento para poupar os demais atletas de sua equipe. Eles normalmente são bons em contra-relógio pelo fato de conseguirem manter uma velocidade alta por longo período.

Gregário

São atletas que ajudam a equipe em questões táticas e também ajudam no reabastecimento (levar água e suprimentos para os demais atletas). São de grande importância em provas longas e principalmente nas grandes voltas.

 

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