A força é a base para o desenvolvimento do seu ciclismo


A força é a base para o desenvolvimento do resto das qualidades físicas

                                                                                                                        Matveyev

Ainda se acredita que um trabalho forte no ciclismo é aquele que começa com horas e horas de selim, com intensidade baixa, construindo uma base solida para toda a sua temporada de treinamento e competições!

Nesta teoria citada acima o ciclista ou seu treinador acaba negligenciando a afirmação de Matveyev, onde cita que A força é a base para o desenvolvimento do resto das qualidades físicas.

E diante de minha experiencia como atleta e treinadora eu confirmo isto para você, diante de inúmeras temporadas de competições eu iniciei de formas diferentes minha preparação, até chegar no método que utilizo hoje para minha preparação e para preparação de meus atletas.

Sem força a sua resistência fica curta e logo comprometida, diante de tal citação te faço uma pergunta, no final de uma corrida, a definição do resultado, quem ganha o atleta mais resistente ou o atleta mais forte…?

Logico que você tem que ter resistência para chegar ao final mas sem a força você se quer chegaria naquela situação, além de não ter bala na agulha para definir o resultado da competição.

Quando for começar a sua preparação comece pelo trabalho de força, seja ele com exercícios auxiliares ou na bike.

E agora eu vou expor uma outra experiencia, no início da temporada no final da temporada de 2013 eu já começava a me preparar para um grande evento por etapas em janeiro de 2014, e logicamente a resistência não pode ser negligenciada, de forma errada eu comecei minha preparação. Depois de um período de descanso e transição eu iniciei meus treinos focando volume com aumento progressivo e o fato era que a cada semana de treino e mesmo depois de sessões recuperativas eu me sentia cansada e mais cansada, minha recuperação estava lenta e minha resistência menor. Após 4 semanas de preparação e pouco resultado eu inverti meus treinos e passei 3 semanas treinando força, naquele momento eu não tinha mais tempo hábil para fazer um trabalho sério na academia, então o foco era trabalhar força e resistência muscular na bike e depois de 3 semanas converter este ganho em potência. E assim fiz.

Quando voltei para os treinos de longa distância o meu rendimento era outro, as medias de velocidade subiram significativamente, meu desgaste no final de uma semana era menor e finalmente eu tinha a sensação de estar caminhando no sentido certo. A minha preparação durou 3 meses, eu tive a oportunidade de conquistar um de meus melhores resultados em competições internacionais.

Se você quer iniciar uma preparação especifica para uma competição ou desafio, COMECE PELA FORÇA e aos poucos vá acrescentando volume, de forma progressiva converta este ganho de força em potência e passe a especificar seu trabalho para as características da competição que você está focando.

Por Cris Silva – Treinadora  da Alta Performance Ciclismo




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube