A Importância de Treinar Especificidades no Ciclismo


coi_mtb_1Muitos atletas me abordam perguntando sobre o que fazer em seus treinos para aumentar a media de velocidade, para conquistar aquele tão sonhado KOM na subida principal de sua cidade e até mesmo para ganhar uma corrida.

A minha resposta é sempre a mesma, defina seu objetivo, trabalhe suas potencialidades e ofereça subsídios para seu ciclismo chegar aonde você quer. De forma equivocada algumas pessoas acham que treinar ciclismo é pegar uma bicicleta e sair na estrada com o intuído de fazer uma media alta de velocidade ou de abaixar o tempo em determinado percurso, confesso que quando iniciei no ciclismo por algum tempo fiz isto, então iniciei meus estudos para ver o que fazer para ser melhor e então descobri que mesmo em cima de uma bicicleta nosso corpo tem algumas capacidades físicas a serem trabalhadas e quando pensamos em performance, trabalhar de forma especifica alguns fatores que quando se somam resultam em alta velocidade é fundamental para o sucesso de um planejamento.

Antes de pensar em velocidade media você deve considerar o que acontece com seu corpo quando você estaespe desenvolvendo a velocidade em cima da bicicleta, quais as exigências físicas que ele tem, e é ai que entram os treinamentos específicos de resistência, força, potencia, limiar de lactato, VO2, eficiência da pedalada e habilidades técnicas e táticas e é isto que você tem que treinar para pegar aquele KOM, ganhar uma corrida ou estar entre os melhores de seu grupo de ciclismo, lembre-se você não pode ser o principal fazendo o que todos fazem, você tem que ser e ter um diferencial para chegar aonde você quer.

Outro ponto que não pode ser deixado de lado em seu treinamento, no que tange a especificidade é treinar de acordo
com o que você quer conquistar ou realizar, por exemplo,  se você vai correr uma prova de 30 km, porque fazer 100 km todos os dias? você deve sim fazer 100 km e ate mais que isto, mas tudo vai de acordo com o que você tem como objetivo, treinando 100 km todos os dias para uma prova de 30 km (isto é um exemplo) você irá ficar lento, muito resistente sim, mas com força mediana e potencia baixa para quem quer correr uma prova ou um treino curto com seu grupo. Foque no que você quer e trabalhe as capacidades físicas exigidas de forma especifica.

Mais uma dica que eu te passo é: Trabalhe com periodização, com planejamento e tempo para que as coisas aconteçam, nosso corpo precisa de um tempo para se adaptar aos estímulos que esta sendo submetido, não ache que começando a treinar esta semana para a competição do final de semana seguinte você estará pronto, porquê não estará, poderá estar sim com o psicológico mais forte do que seu físico. Semanas e meses antes de seu super treino em grupo ou de sua competição comece a fazer os treinos específicos para ele, assim você irá garantir o sucesso da jornada!




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube