A IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO


A pergunta chave é, porque gastar 15 a 20 min de meu treino andando devagar?!

Um aquecimento ou o aquecimento ideal vai muito além de andar mais devagar por alguns minutos, é no aquecimento que você prepara o seu corpo para o que está por vir.

O que faz o aquecimento ideal em nosso corpo:

  • Ativa o sistema nervoso
  • Aumenta o fluxo sanguíneo e consequentemente alimenta melhor nossa musculatura com oxigênio.

“Um estudo realizado em 2015 mostrou que o aquecimento quando bem realizado influencia significativamente no desempenho do atleta… Simplificando, um aquecimento adequado preparará seu sistema cardiorrespiratório, músculos e sistema nervoso para atividades de alto desempenho.” (fonte: trainingpeaks.com)

Como realizar o aquecimento?

Use os primeiros 15 a 40 min de seu treino para pedalar em uma marcha mais leve, e ir aumentando progressivamente a intensidade (evite sair pedalando com uma marcha muito pesada, de prioridade para média ou alta cadência).

O tempo total de aquecimento depende de cada biker, alguns se sentem bem e prontos para iniciar a parte principal de seu treino, outros precisam de até 50 min de aquecimento. Para definir o tempo ideal, você pode ir testando, um dia você usa um determinado tempo, no outro aumenta ou diminui este tempo e vai analisando qual ou quando você se sentiu melhor no treino como um todo.

É importante durante o aquecimento você realizar alguns estímulos para ativar a musculatura e o sistema nervoso central, comece com uma marcha mais leve e alta cadência, imprimindo intensidade submáxima por alguns segundos, de um intervalo de 2 a 3 min e realize outro estímulo, chegando no total de 3 ou 4.

Temos relatos de muitos ciclistas que saem para fazer seu treino e sentem as penas cansadas e lentas, e depois de fazer um ótimo aquecimento, estimulando a musculatura de forma ideal, a sensação melhorou muito e conseguiram treinar normalmente.

E temos muitos relatos de atletas que iniciaram seu treino ou uma competição sem aquecer adequadamente e teve o seu desempenho totalmente comprometido.

Bons treinos.




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube