APROVEITANDO CADA MINUTO DE SEU TREINO – O SEU MELHOR TREINO


O ciclismo é um esporte de tempo, e não podemos abrir mão dele para que nosso atleta obtenha o amadurecimento necessário para atingir o seu melhor, porém este tempo muitas vezes é dividido com trabalho, família e amigos.

O MAIOR PROBLEMA NÃO É VOCÊ TER POUCO TEMPO PARA TREINAR E SIM TREINAR ERRADO NESTE TEMPO

Fato é que um atleta que treina 15hs por semana tende a atingir um nível mais alto do que aquele que tem 8 horas semanal p treinar, mas o maior problema não está no tempo de treino e sim no que você faz de treino nestas 15 ou 8 hs que você está em cima da bike.

É ai que mora o grande perigo e problema. O treinamento de ciclismo é organizado atrás do volume (tempo), intensidade (wts de potência ou frequência cardíaca) e densidade que é a correlação entre treinamento e descanso, e o que acontece é que a maioria dos ciclistas tem 8 horas para treinar na semana é uma densidade de treino ruim, ou seja, baixa intensidade e consequentemente um baixo volume.

Eu vou te explicar e te passar o que você deve fazer para otimizar seu tempo de treino quando vc tem pouco tempo em cima da bike p treinar.

TREINE  NÃO SAIA APENAS PARA PEDALAR

#DICA DE OURO Analise o seu ponto fraco, ou no que você precisa ou quer melhorar, se você quer melhorar na subida, força, potência, limiar ou sprint, você precisa treinar essa capacidade pelo menos 1 ou 2 vezes na semana durante algumas semanas, passe cerca de 20% do tempo total de treino treinando o que você quer melhorar.

EX: Se você quer melhorar na subida, use 20% das 8 horas semanal que você tem treinando na subida e assim se você quer melhorar seu limiar funcional, ou outras capacidades como força.

Eu não posso deixar de citar que existe uma variação grande de treinamento para que você possa atingir o seu melhor, nos treinos que você fizer na subida você pode fazer um trabalho intervalado com zona 3, 4 ou 5, com uma variação de marcha e visando melhorar a sua potência na subida, ou seja, em um único treino você pode trabalhar duas especificidade que vai levar você a melhorar não apenas na subida, como ter ganhos concretos de uma forma geral. Para isto você precisa organizar seus treinos durante as semanas, meses e o ano, distribuindo a carga de treino, equilibrando o volume e a intensidade de cada treino para que você não deixe de evoluir.

Quando você tem pouco tempo para treinar e você quer realmente ter resultados, melhorar suas marcas e se sentir mais forte, você precisa treinar de verdade, fazer força no momento certo e descansar no momento certo, este pode ser o diferencial que você precisa para ter os ganhos que você quer. 

CONHEÇA NOSSOS PLANOS DE TREINAMENTO, COM PLANILHA DE TREINO SEMANAL ELABORADA DE ACORDO COM O SEU PERFIL E TEMPO DE TREINO DISPONÍVEL

 




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube