DEFININDO O SEU RESULTADO EM 7 PASSOS


Neste texto de hoje vamos falar sobre o que você deve fazer na semana que antecede uma competição. É muito comum o atleta estar extremamente motivado e ansioso e se precipitar quanto a sua preparação final para a prova, seja no excesso de treinamento ou cuidados com o seu equipamento, para que seu resultado não seja comprometido pelos detalhes, estamos montando um check list que você deve fazer na semana pré-competição.

DESCANSO – Na última semana de treino você não ganha mais desempenho, mas você pode perder, caso treine além do que deve e chegue cansado na competição, sendo assim, tire o pé, faça treinos regenerativos no início da semana, um treino forte mas com volume baixo no meio da semana e depois siga com treinos leves para garantir que você chegue descansado e com a musculatura estimulada na prova.

MENTALIZAÇÃO – Use a última semana para mentalizar todos os detalhes que podem acontecer na prova, não gaste energia com o que foge de seu controle, foque apenas no que você deve fazer em cada km que vai percorrer.

BIKE – Faça uma revisão na sua bike, não corra o risco de algum detalhe nela não estar em ordem e você não completar a mesma por problemas mecânicos. Seu corpo, mente e bike deve ser um corpo só.

CHEGADA NO LOCAL – Chegue no local com antecedência, concentre-se para as ações que você vai fazer, não corra o risco de chegar atrasado no local, chegue com pelo menos 90 min de antecedência no local da largada para que você possa fazer sua preparação final com calma.

AQUECIMENTO – Para provas curtas 30 a 35 min de aquecimento, para provas longas 20 a 25 min, OU VOCÊ QUER TER SUA PERNAS INCHADAS E TRAVADAS NOS PRIMEIROS KM?

ALIMENTAÇÃO – Você está em alta intensidade, esta gastando energia correto? Se você não comer vai faltar energia e sua força vai diminuir, você passar por aquele famoso apagão durante a prova? Acredito que não, então! COMA.

ATAQUES – Sobreviva aos ataques, é neste momento que você não pode tirar o pé, é neste momento que vai ser definido o seu resultado, se esta doendo para você, faça doer para quem esta do seu lado também, o ciclismo é literalmente um esporte de superação, e você deve se superar a cada km se realmente quer a vitória.

Gostou destas dicas? Compartilha com seus amigos.




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube