SUBIDA LONGA – 4 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA SUPERAR


Uma escalada tem muito a ver com a sua capacidade de encontrar o seu “ritmo de escalada”. Muitas vezes ouvimos esse termo, mas raramente o vemos definido. Eu defino o ritmo de escalada como a capacidade de sincronizar sua potência, cadência e respiração em um ritmo coordenado. A maioria das pessoas pensa apenas sobre a cadência na subida.

Sendo assim a primeira coisa que você deve considerar quando começar uma subida longa é, estabilizar o seu ritmo, sincronizar uma cadência eficiente, junto com sua respiração e utilizar a força aplicada da melhor forma possível, como assim? Sem ficar girando sem sair do lugar, e sem aplicar muita força no pedal e ficar “amassando barro” sem sair do lugar também.

Respiração – esta é a parte muitas vezes ignorada da pedalada. À medida que você escala e cai no seu ritmo, você precisa se certificar de que sua respiração faz o mesmo. Respirações profundas garantindo que você esteja tomando a quantidade máxima de oxigênio possível e expira profundamente, esvaziando os pulmões.

Posicionamento – Quanto mais peso você suportar em pé, maior o estresse no sistema aeróbico e cardiovascular. Dito isto, a posição não cria necessariamente uma diminuição da eficiência, apenas algumas demandas diferentes. Eu indico que você oscile sua pedalada de pé e sentado para trabalhar diferentes músculos e mudar o fluxo sanguíneo, por exemplo: Você pode ficar sentado 2 min e pedalar de pé 20 ou 30 segundos.

OBS- Quando estiver de pé na bike sempre use uma marcha “1 dente” mais pesado, tendo em vista que você vai estar usando o peso de seu corpo para empurrar o pedal com mais força e isto vai aumentar a sua velocidade.

A sua capacidade de superar subidas longas se resume a treinamento e desejo, ao quanto você realmente quer ultrapassar aquela barreira, use todo o seu querer aplicando força no pedal, não deixe o pensamento do NÃO assumir o controle de seus movimentos. Concentre-se e controle o seu ritmo para então seguir até o topo.




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube