Estes são os 2 objetivos mais importantes do treinamento

Qual o objetivo do treinamento?

Dentre tantos objetivos existe um que todos nós mais queremos:

  • Aumentar nossa capacidade de pedalar mais e cada vez mais forte.

Mas de forma indireta tem outro objetivo que é aumentar nossa eficiência ao pedalar em determinadas intensidades, principalmente em alta intensidade.

Então defino como 2 objetivos práticos ao treinarmos.:

  • Aumento da capacidade
  • Melhora na eficiência.

Apesar de aumentar nossa capacidade de pedalar cada vez mais forte ser o principal, nós só conseguimos isto após nos tornarmos eficientes.

Te explico:

A prática do ciclismo é norteada por intensidades, quando se quer pedalar mais rápido logo você tem que pedalar mais forte e é impossível dissociar isto.

Logo temos intensidades de pedalada e que são correspondentes a sistemas de energias, para cada intensidade que pedalamos temos um sistema energético predominante. Estas intensidades podem ser divididas em zonas de intensidade ou limiares, sendo mensuradas pela percepção de esforço, frequência cardíaca e/ou potência.

Quando definimos as zonas de intensidades que vamos pedalar estamos querendo otimizar as adaptações dos sistemas energéticos, deixá-los mais eficientes e logo aumentar sua capacidade.

Temos então 5 zonas de treinamento (irei usar como exemplo as zonas de frequência cardíaca) e cada uma tem um sistema energético predominante, quando você treina de forma consistente em cada uma delas aumenta sua eficiência e consequentemente tem um aumento de capacidade pedalando nela.

Um detalhe muito importante é que estas zonas são interligadas, e se você quer passar para a próxima zona e pedalar nela de forma consistente você tem que na zona de intensidade mais baixa já estar adaptado (a), subindo de forma gradativa a intensidade e consequentemente o nível de seu ciclismo, porém o que vejo na pratica é justamente o contrário.

Vejo a maioria das pessoas querendo começar de cima para baixo e não de baixo para cima, ou seja, o sistema de fornecimento de energia de seu corpo para pedalar não é eficiente ao pedalar em zonas 2, 3 e 4, e o ciclista já quer pedalar lá na zona 5 o dia todo.

Mas aí você me diz: “mas Cris eu quero que minha FC fique mais baixa, mas não consigo. Em qualquer esforço maior que faço já estou na zona 5”. Simmmm, isto ocorre porque você ainda não é eficiente ao pedalar na zonas mais baixas e está pulando fases.

Se você respeitar seu limite atual, buscando aumentar este limite, trabalhando em cada zona de intensidade de forma consistente e aumentar a intensidade de seus treinos de forma progressiva, irá perceber que para andar na velocidade que hoje você está na zona 4 ou 5, daqui a algum tempo nesta mesma velocidade você estará na zona 2 ou 3, por quê? Pq seu corpo ficou mais eficiente, e se é mais eficiente é mais sustentável e se é eficiente e sustentável logo terá o aumento de capacidade que você busca.

Não tem como aumentar a sua capacidade sem seguir a ordem anterior.

PEGOU O PULO DO GATO?

E tem mais um detalhe, tem ciclistas que me relatam cansaço ao pedalar de forma consistente e continua na zona 2. Sim, a zona 2 na teoria não traz a velocidade que você quer.

Você quer saber por que sente este cansaço? Porque você não é eficiente ao pedalar nesta intensidade de forma contínua.

Primeiro ganhe eficiência, depois você aumenta a intensidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba informações em primeira mão

Emails semanais para você ficar por dentro dos nossos vídeos e artigos.