O MELHOR EXERCÍCIO DE FORÇA PARA CICLISTAS


Agachamento é uma atividade que fazemos desde os primeiros passos, no entanto, na vida adulta ou na procura por um melhor desempenho muitos ciclistas negligenciam este movimento (exercício). Vamos descrever aqui para você os benefícios que o agachamento pode proporcionar a você e vamos também descrever como realizar este movimento de força segura.

Este exercício é a melhor maneira de aumentar a força da perna de uma maneira muito funcional. Se você tiver tempo para apenas um exercício, execute o agachamento.(Jesper Bondo)

A princípio temos que enfatizar que caso você seja um ciclista iniciante você deve primeiro fortalecer sua musculatura de uma forma geral para então partir para o agachamento, este movimento é bastante exigente e necessita que você já tenha a musculatura trabalhada, se você estiver começando um trabalho de exercícios extra bike não comece pelo agachamento, inicie por movimentos mais simples, e conforme sua musculatura se fortalecer você deve aumentar o grau de dificuldade até finalmente chegar no agachamento.

O agachamento trabalha em um único movimento a panturrilha, isquiotibiais, glúteo, quadríceps, bíceps femoral, músculos abdominais e costas.

VOCÊ JÁ PODE IMAGINAR O QUE ESTE EXERCÍCIO PODE FAZER COM VOCÊ?

Ele se assemelha muito ao movimento da pedalada, onde temos que empurrar o pedal para baixo, e por esta semelhança, o movimento permite com que você converta mais facilmente o ganho de força em potência. Além de fortalecer os músculos responsáveis pela estabilização do corpo em cima da bike como abdômen e lombar.

Literalmente é um movimento muito completo.

Lembrando que o treinamento de força apenas na academia não garante que você tenha um ganho efetivo de força na bike, por isto é importante você fazer um trabalho de conversão do ganho de força para ganho de potencia, isto sim irá deixar você mais rápido. Caso você opte por realizar um trabalho com exercícios extra bike, não deixe de inserir o agachamento na sua progressão de treinamento.

EXECUÇÃO

1 – Antes de começar a fazer o agachamento com pesos você deve executar a técnica do movimento, para depois acrescentar carga.

2 – Manter o alinhamento correto, preservando as curvaturas fisiológicas da coluna.

3 – Alinhamento de joelho com ponta dos pés (Coxa sobre Tíbia e Tíbia sobre os Pés). Na foto eu ainda estou realizando o movimento, não está na amplitude máxima, ok?




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube