Deixe seu treino mais eficiente


ciclismo-cristoNos dias de hoje, onde as obrigações profissionais e familiar ocupam  grande parte do dia-a-dia de diversos atletas, seja profissional ou amador, o ganho de tempo durante seu treinamento, ou usar o pouco tempo disponível que o individuo tem é de fundamental importância!

Muitos têm a duvida ou o receio de que se é possível conciliar seu tempo com trabalho, família e ciclismo e ainda assim ser competitivo. A resposta é sim, desde que seu treinamento seja todo orientado e fragmentado de forma que vá de encontro com seus objetivos, desde que se tenha um porque de estar fazendo aquilo naquele determinado momento, onde até mesmo um passeio para se recuperar para a próxima sessão de treinamento tenha fundamento dentro de sua sequencia logica.

TOUR DE FRANCETer uma meta ou um objetivo é o primeiro passo para orientar e organizar seu treino de forma objetiva é para torná-lo eficiente. Se você traçar suas metas e elaborar um planejamento junto ao seu treinador, você estará apto a ser mais eficiente em pouco tempo e mesmo assim ter seu tempo para família e trabalho, com as metas traçadas você terá a possibilidade de remanejamento de ou reorganização de suas sessões de treinamento dentro da flexibilidade permitida no tempo hábil que você terá para realizar o seu treino.

Dentro de todo seu planejamento é importante que você seja realista com sua rotina e siga o que vc tem de disponível quanto a tempo, sendo de certa forma metódico com seus horários para que possa seguir seu planejamento, e sempre contando ainda com possíveis imprevistos como ter que levar um filho na escola e ficar parado no transito, fazer horas extras de trabalhos para novos projetos ou ate mesmo motivos relacionados a família.

Muitos atletas me questionam quantas horas em cima da bike eu tenho que fazer? Então eu o retorno dizendo: Diga-me quantas horas você tem e partimos daí.  Obviamente que como citei anteriormente tem que ser realista, se um atleta quer disputar um granfondo e tem 5 horas para treinar por semana, teremos que discutir até que ponto seria viável sua preparação para este tipo de evento, porém diante de uma situação como está nos podemos mudar o foco, mas não perdemos a direção.

Diante das inúmeras possibilidades e formas de treinamento que pode-se encontrar para não perder a eficiência de seu treino quando relaciona a conquista de seus objetivos pessoais ou profissionais, existem algumas digamos que regras que não devemos desconsidera-las.

1 – Planeje seus horários com antecedência

2 – Seja flexível, ou seja, leve sempre sua bicicleta no bagageiro do carro e caso apareça uma oportunidade no meio do dia realize sua sessão diária de treinamento.

3 – Tenha uma meta.

4 – Faça valer a pena cada sessão de treino.

5 – Levante-se cedo, realizar seus treinos no período da manhã te dá mais qualidade de treino e bem estar para realizar suas atividades de trabalho e família.

Com um bom planejamento e definição de metas reais, qualquer ciclista tem plenas condições de realizar seu treinamento e mesmo com pouco tempo ser competitivo.

Por: Cris Silva




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube