Técnicas de cadência para MTB


44A modalidade de Mountain bike assim como outras modalidades do ciclismo exige uma grande variedade de cadencia dentro de um mesmo evento, por hora estamos em uma velocidade alta e devido a um obstáculo temos que frear bruscamente e em milésimos de segundos acelerar com forma máxima novamente para ganhar velocidade e superar outros obstáculos, sendo assim a forma como aceleramos e desaceleramos muito implica no resultado final de uma competição, e saber usar a cadencia certo em conjunto com a marcha certa se torna fator primordial quando queremos ganhar tempo e economizar força.

Sendo assim é interessante que um ciclista durante seu treinamento use de algumas situações para treinar esta variação de cadencia, usando formas diferentes de imprimir força no pedal, seja com cadencia acima ou abaixo de 80 rpm, com marchas leves e pesadas, em subidas, plano e decidas. Estar preparado para usar sua força de diferentes formas é um fator a ser treinado e que pode mudar seu desempenho em uma competição.

Ter técnica para passar por diferentes terrenos, como por exemplo, usar uma cadencia elevada para acelerar, usar uma cadencia moderada em um terreno de terra solta ou pedras e para passar por um trecho de paralelepípedo. Andar de pé na bicicleta por alguns metros ou quilômetros pode trabalhar músculos diferentes e de forma diferente do que ele é solicitado habitualmente quando sentado no selim de sua bicicleta. Em seu treinamento você pode escalar uma longa subida com uma cadencia mais baixa e com a frequência cardíaca também baixa, ou trabalhar seu limiar de lactato com uma cadencia mais alta, você pode também utilizar esta mesma subida para trabalhar uma variação de cadencia em seu decorrer, tendo sempre em mente o objetivo principal do treino, respeitando a zona de frequência cardíaca para cada especificidade e também o tempo de trabalho para cada objetivo de forma eficiente. Saber aonde você quer chegar assim como ter organização no caminho que você vai percorrer para chegar é extremamente importante para garantir o sucesso de seu trabalho.

Cris Silva




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube