Hidratação e a Importância das Capsulas de Sal


hidrataçãoSe você costuma realizar treinos acima de 3 horas de duração, você não pode repor apenas água. Dependendo do clima você pode perder muito eletrólitos e sódios – que não são repostos apenas com água. Já aconteceu com você de ao terminar seu treino longo passar a mão no rosto e sentir o sal arranhando? Sinal de perda de sódio que em excesso pode gerar alguns problemas.

Por isso ultimamente comenta-se muito sobre as cápsulas de sal, mas o que são na verdade?

O que são cápsulas de sal?

As cápsulas de sal são na verdade suplementos hidroeletrolíticos em forma de cápsulas, e possuem na sua composição sódio, potássio, magnésio, cloro e fósforo (dependendo do fabricante).

Posso usar sal de cozinha no lugar da cápsula?

Não, pois as cápsulas diferem do sal de cozinha. Ele contém apenas cloreto de sódio e as cápsulas são mais concentradas em sódio do que as bebidas esportivas (repositores hidroeletrolíticos, gatorade por exemplo).

Para quem é indicado?

Essas cápsulas são recomendadas para os atletas de endurance, nas provas ou treinos extenuantes, onde o atleta tem perda de eletrólitos e necessita repô-los rapidamente. Você pode usar uma ou duas cápsulas de sal (dependendo da marca) a cada 2 a 3 horas de competição ou treino.

As cápuslas de sal ajudam no que?

Repondo o sódio pode-se prevenir câimbras durante o percurso e ainda evitar a hiponatremia. Este quadro se cw_h_daiane_bikeraceacrossaracteriza pela diminuição de sódio no sangue nas concentrações abaixo de 135 mmol/L. A causa pode ser a sudorese elevada e também o consumo excessivo de água durante a corrida (Vanessa Taís Nozaki).

Qual a importância das cápulas?

Muitos atletas já chegaram até a mim reclamando de cãibras durante treinos ou competições e a primeira pergunta que eu faço é: Você se hidratou durante a prova? A resposta é: Sim, tomei 4 litros de água. Você usou cápsula de sal durante a prova? A resposta é não.

O que acontece nesta situação é que toma-se muita água e não se repõe os eletrólitos. Então passa a um estado de quanto mais você toma água mais você desidrata, porque já não tem mais eletrólitos no corpo para reter aquela água que esta ingerindo e manter seu corpo hidratado. Esta é a importância das cápsulas. E como citado anteriormente, as cápsulas de sal repõe os eletrólitos com mais velocidade e também é mais fácil de transportar durante o treino ou a competição.

Como deve ser consumida?

Para consumir este tipo de suplemento é necessário primeiramente fazer uma correta reposição hídrica. Pode-se avaliar o peso corporal antes e depois dos treinos e saber que para 500g de peso corporal reduzido deve-se consumir 500ml de líquidos. Em sequência é interessante observar se a roupa fica com manchas brancas ou se existe a presença de pequenos grânulos de sal no corpo, caso estejam aparentes, pode-se pensar na necessidade de consumir alimentos salgados ou cápsulas de sal durante as provas e treinos.

Se tiver a oportunidade consulte um nutricionista para que o mesmo possa fazer a recomendação adequada da dosagem conforme seu peso corporal.

215307_380928_dsc_6079_web_Em provas de MTB acontece com muita frequência a desidratação principalmente pelo fato da trilha ser um lugar mais fechado e abafado, aumentando assim a possibilidade de desidratação.

Se você vai para uma competição longa ou por etapas atente-se a este detalhe para não correr o risco de ter cãibras por este motivo e assim comprometer seu desempenho.




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube