TREINO EFICIENTE – Listamos 9 coisas que você deve fazer para deixar o seu treino mais eficiente e colher melhores resultados


1. Treine com objetivo

Não é errado pedalar por pedalar, mas se você quer melhorar seu desempenho, você deve se organizar e saber exatamente o objetivo de cada treino, quando cada tipo de treino deve ser realizado, as zonas de frequência cardíaca e em que período do treinamento você está, para não forçar ou descansar no período errado, isso pode comprometer seu rendimento.

2. Treino o rolo

Se não houver tempo ou possibilidade de sair de casa o rolo de treino é a melhor opção, sessões curtas podem ser muito proveitosas e não há perca de tempo com preparação de kit de remendo ou preocupação com a situação meteorológica, procure os modelos, as vantagens e desvantagens e escolha o que mais se adequa às suas necessidades.

3. Recuperação

Planejar os treinos de maneira que o treino anterior não prejudique o treino atual, organize-se para que haja a recuperação muscular necessária, pois ela é de extrema importância para seu desempenho.

4. Qualidade x quantidade

Se você não possui tempo disponível para realizar treinos longos de resistência durante a semana, faça isso nos fins de semana, organize-se para que os treinos da semana sejam eficientes e nos finais de semana programe-se e para treinos de resistência, isso será suficiente para melhorar seu condicionamento e seu desempenho.

5. Organização

Deixe sempre seu kit de treino preparado e organizado com antecedência, roupas, agua, alimentação, o quanto antes estiver tudo separado e organizado pra o treino mais otimizado estará seu tempo. Após os treinos verifique sua bicicleta, principalmente os pneus, se há furos, arames, ou outros objetos que esvaziem o pneu lentamente, o que poderia atrasar seu treino seguinte.

6. Pedale para locomoção

Se você puder ir pedalando para o trabalho, isso irá te dar um tempo a mais na bicicleta, ou em viagens de família, combine pontos de encontro, vá pedalando de um ponto à outro, você irá treinar e não abrira mão de estar nos compromissos de família.

7. Alimentação

Otimizar o treinamento inclui alimentar-se melhor para melhores resultados, pois a alimentação é de extrema importância para seu rendimento, se você tem um tempo escasso para treinamento, não pode errar na alimentação pois estaria prejudicando seu desenvolvimento, principalmente se sua intenção for emagrecer.

8. Melhor que nada

Mesmo que você não tenha horas disponíveis, ou até mesmo não esteja com uma bicicleta para treinar, faça outro exercício, pedalar 30minutos, correr 20minutos, ou realizar exercícios em casa por 10minutos, vai ser melhor que não fazer nada, tenha sempre isso em mente.

9. Descubra seu ponto fraco

Faça uma auto avaliação e identifique seus pontos fracos, trabalhe isso, treine até que se torne uma habilidade como as outras que você possui, para que seja o mais completo possível, isso vai melhorar seu desempenho e confiança.




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

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