TRÊS FORMAS DE MEDIR O SEU ESFORÇO


 
A tecnologia avançou muito nos últimos anos e hoje o que não nos falta é ferramentas para mensurar ou medir nosso esforço durante treinos e competições.
Vamos citar e comentar 3 deles aqui, e o que cada um pode te oferecer de beneficio.
 
Percepção de esforço
 
Conhecer o seu corpo é fundamental na compreensão de como ele funciona, onde se destaca e, finalmente, onde esta as suas limitações. Apesar de toda a tecnologia que está disponível hoje, é aprender e ouvir, o seu corpo. Esta metodologia apesar de ser muito antiga é imprescindível para sua performance.
Sua percepção de esforço pode ser mensurada em uma escala de 0 a 10, onde aumenta de forma gradativa assim como a intensidade do exercício. Apesar de ser muito importante, esta forma de mensurar o seu esforço é um tanto falha porquê não apresenta dados reais de como o seu corpo esta trabalhando.
 
Monitor de Freqüência Cardíaca
 
Esta ferramenta de treino mostra como o seu coração esta reagindo a atual intensidade de treino, esta metodologia se apresenta mais precisa do que a percepção de esforço, por nos apresentar dados reais e também ter como medir a intensidade, optando por estabilizar, aumentar ou diminuir a intensidade de acordo com o objetivo de seu treino no momento.
 
Medidor de Potencia
 
Com uso extremamente difundido entre os ciclistas profissionais, está é a ferramenta mais precisa que temos para treinamento e para mensurar o nosso esforço, não sofrente influencia em seus dados. A principal vantagem de usar um medidor de potencia é o fato de que você tem os dados de da intensidade do treino de forma instantânea, ou seja, não leva alguns segundos para aumentar ou diminuir assim como a sua frequência cardíaca.
Independente da forma como você vai mensurar seu esforço durante seu treino, é muito importante que faça isso, para que você possa em cada sessão atingir o objetivo traçado e assim chegar ao sucesso de sua periodização de treino.
Cris Silva




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube