CUIDADO COM A PERDA DE PESO RÁPIDA – PAPO TREINADOR X ATLETA


É muito comum receber feedback de atletas que se sentem muito fracos e cansados com a rotina de treinamento e quando tal situação ocorre, nossa primeira pergunta é:

COMO ESTÁ SUA ALIMENTAÇÃO?

A resposta mais frequente é: “estou pensando em perder alguns quilos porque tenho me sentido pesado na bike” ou então, “nestas últimas semanas eu mudei um pouco a minha alimentação e perdi 1 ou 2 quilos”.

Neste texto eu quero te alertar para problemas que a perda de peso de forma rápida desencadeia para você que busca melhorar o seu ciclismo, o seu desempenho em cima da bike.

  • Perda de massa magra (músculo)

  • Perda de força

  • Queda na imunidade

  • Perda aguda de desempenho

  • Lesões musculares ou até mesmo articulares.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER NOSSOS PLANOS DE TREINAMENTO

Quando pensamos em melhora de desempenho duas coisas estão estritamente relacionadas, qualidade de treinamento e alimentação. Porque é a alimentação que te dá suporte para recuperar intra treino e entre as sessões de treinamento realizados e consequentemente ter a evolução esperada. Assim sendo, quando você pensa em perda de peso para consequente melhora no seu ciclismo é muito importante ter um equilíbrio máximo entre o quanto se gasta e se consome através dos alimentos para que esta perda de peso não te traga prejuízos no desempenho de seu ciclismo, considerando não apenas a quantidade do que você ingere, mas também o que você ingere e em quais horas.

A DICA PRINCIPAL É: Quando você for auto analisar se está no peso ideal ou não… Não pense em kg, nem bruto nem de gordura.

Foque em percentual de gordura ideal.

Focando em % de gordura, você não corre o risco de ficar fraco nem de perder força, se você pensa em KG seja bruto ou de gordura a possibilidade de perder massa magra e perder força é eminente, conseguindo abaixar para este % e mantendo a massa magra a brutalidade aflorada vai ser uma mera consequência.

Considerar ter um nutricionista orientando e direcionando como e quando você deve comer é altamente relevante para garantir o sucesso nesta jornada.

2º DICA PRINCIPAL – Não faça dieta de revista nem do seu amigo, o que você precisa é absolutamente diferente do que o seu amigo precisa, tenha certeza que a sua alimentação equilibrada com o seu treinamento é algo que vai te trazer o diferencial que você busca.

TENHA O SEU TREINADOR – CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSOS PLANOS DE TREINAMENTO

 




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube