Qual o peso ideal para o ciclista?


A temporada está iniciando e o momento é propicio para o atleta e seu grupo de staff analisar todas as situações que envolvem o desempenho do mesmo em cima da bike. O peso do atleta e o percentual de gordura é algo que afeta efetivamente o desempenho de um indivíduo, seja qual for a modalidade. Por isto, listamos para você alguns benefícios de você estar no seu peso ideal.

VOCÊ JÁ PAROU PARA SE PERGUNTAR SE VOCÊ ESTA NO SEU PESO IDEAL?Você sabe qual o peso ideal par aum ciclista?

Acelerações mais rápidas

Acelerações são constantes nos circuitos de MTB, e estar no peso ideal é fundamental para que possa seja ágil e potente. Seja em subidas ou curvas, a relação entre sua força e seu peso faz toda diferença.

Transição no selim

Durante o treino ou em uma corrida fazemos a transição entre sentar e levantar do selim inúmeras vezes, esporadicamente estas transições podem ser bruscas, com o peso ideal pode-se realizar estes movimentos com um gasto energético menor e sem sobrecarregar a coluna, assim a sua energia será totalmente dedicada ao desenvolvimento da pedalada e arrancadas.

Agilidade e eficiência

Nas partes técnicas, é preciso ser ágil e possuir uma capacidade de mover-se e equilibrar-se em cima da bicicleta muito eficiente, e estando no peso ideal consegue-se essas capacidades de forma eficaz.

Gordura x temperatura

O músculo é mais denso que a gordura, então ocupa um espaço menor, um atleta no peso ideal vai resfriar o corpo mais rapidamente, por possuir uma área corporal menor que um atleta obeso, além disso, a camada de gordura é um isolante térmico, o que prejudica o resfriamento corporal.

Hidratação

Um atleta no peso ideal pode suar mais antes de ficar desidratado, ele começa o treino ou a corrida com uma quantidade maior de água armazenada no corpo ( a gordura contém 10% de água, o músculo 78%, e o sangue 75%), e também possui mais glicogênio muscular, durante o exercício esse glicogênio libera a água que estava armazenada no músculo, o que hidrata o atleta.

Peso x equipamento

É mais eficaz procurar alcançar o peso ideal, do que tentar promover o ganho de desempenho através de detalhes na bicicleta, trocando pequenas peças por mais leves e com proposta de melhor desempenho em aspectos ínfimos.

Saúde

Além dos benefícios de performance, estar no peso ideal promove a qualidade de vida e bem estar, pode diminuir a pressão arterial e evitar doenças. Atentar-se ao fato de que não somente o sobrepeso é uma preocupação, mas a desnutrição também causa malefícios à saúde e prejudica o rendimento nos treinamentos e competições.

Mas afinal, qual é o peso ideal de um ciclista?

Antes de tudo precisamos entender que para cada perfil há uma diferença. Por exemplo, um sprinter precisa ter muito mais força e consequentemente mais músculo que um escalador e por sua vez seu peso é maior. Vejamos abaixo a lista de alguns principais atletas de cada categoria:

Peso dos sprinters

Mark Cavendish: 1,75m de altura e 70kg
Marcel Kittel: 1,75m de altura e 86kg
André Greipel: 1,83m de altura e 78kg

Peso dos escaladores

Chris Froome: 1.86m de altura e 69kg
Nairo Quintana: 1.67m de altura e 58kg
Alberto Contador: 1.76m de altura e 62kg

Peso dos contra-relogistas

Tony Martin: 1.85m de altura e 75kg
Fabian Cancellara: 1.86m de altura e 81kg

Peso dos Mountain Bikers

Nino Schurter: 1,73m de altura e 68kg
Henrique Avancini: 1,76m de altura e 67kg

Conclusão

O que queremos mostrar com isso é que não existe um peso ideal para todos, mas que o peso é sim importante. Entretanto é necessário saber qual o seu perfil para que consiga atingir uma boa performance. Se você possui um corpo com mais massa muscular dificilmente será um bom escalador. Se seu corpo não possui fibras musculares que geram grande potência, dificilmente conseguirá ser um bom sprintista. O que é certo é que todos esses ciclistas possuem um baixo índice de gordura corporal.

Dessa forma, se busca desempenho no ciclismo ou qualquer outro esporte, o primeiro passo é reduzir a gordura corporal para não ter gasto de energia desnecessário. Após isso você pode se concentrar em achar o SEU peso ideal.

Mas qual o meu peso ideal? Peso ideal é o menor peso possível onde você consiga desempenhar ao máximo sua meta. Não adianta nada um escalador pesar 60kg se ele não consegue gerar potência suficiente ou acabar ficando doente. Por isso, tome cuidado ao controlar demais seu peso.

Espero ter ajudado.

Bons treinos.




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube