Musculação no ciclismo fazer ou não fazer?


Algumas pessoas dizem que o treinamento de musculação ou treino resistido não é necessário para um ciclista, argumenta-se que o ciclismo se baseia principalmente na aptidão cardiovascular e você pode obter toda a força nas pernas que você precisa apenas em cima de sua bicicleta. Concordo plenamente que o ciclismo é um esporte com grande exigência cardiovascular, mas tão importante quanto treinar este sistema, o treino de musculação para ganho de força e manutenção da massa magra para o ciclista é também muito importante sim.
O ciclismo é um esporte de potencia, e potencia consiste em força x velocidade, ou seja a sua força vai influenciar diretamente na velocidade que você consegue girar o seu pedivela. Além de ser comprovado através de estudos práticos que um trabalho de musculação quando periodizado em conjunto com o treinamento na bike melhora a recuperação entre treinos e competições e ajuda a preservar a massa magra.
Analise a logica, um atleta pedalando a 90 rpm de 53 x 16 e este mesmo atleta pedalando a 90 rpm com uma marcha de 53 x 15, o que é necessário na segunda marcha é mais força, onde mantendo a cadencia ele está gerando mais potencia, então a quantidade de força que você gera para girar o seu pedivela é o que culmina com a potencia final de sua pedalada, lembrando que além da mudança de força que o atleta tem ao usar uma marcha mais pesada, mantendo a mesma cadencia ele terá um ganho de velocidade.
O treino de musculação deve sempre respeitar o objetivo e a periodização de treinamento do atleta, onde em algumas fase do período de treinamento o atleta pode trabalhar com uma carga mais alta, em outra fase é necessário trabalhar com uma carga mais baixa e em outra fase este treino de força pode ser feito na sua bicicleta para transferência do trabalho feito na musculação para a bike.

Lembrando que volume muscular não é sinal de força, para você ter força você não precisa ser avantajado no que tange a volume.




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube