O TREINAMENTO COM PESO BENEFÍCIOS X NECESSIDADE – Será?


Por muito tempo ciclistas evitaram ir para academia levantar peso acreditando na crença de que este tipo de treino iria aumentar a sua estrutura e que isto afetaria negativamente o seu desempenho em cima da bike.

Hoje inegavelmente o treinamento com pesos é a base de trabalho de atletas profissionais e amadores.

E você já está fazendo este tipo de treino para ganhar performance no ciclismo?

Um trabalho sério com levantamento de pesos (academia) te ajuda a prevenir lesões, criação de novas vias neurais, e principalmente, condiciona o seu corpo a suportar mais e melhor o stress do treinamento realizado na bike.

O levantamento pesado correlaciona-se diretamente aos marcadores de desempenho de resistência, como o tempo até a exaustão, e nos teste de limiar , por meio do aumento da economia e do limiar muscular. Também dá aos atletas mais longevidade em seus respectivos esportes. (fonte: trainingpeaks.com)

Da mesma forma que seu treino na bike deve ser estruturado e organizado, indo de encontro com o seu objetivo, suprindo suas deficiências e enfatizando seus pontos fortes, o treinamento com peso, na academia ou fora dela deve também ser organizado e estruturado de forma que complemente o trabalho realizado na bike, respeitando cada fase, organizando ambas as atividades, com toda certeza você se sentirá mais forte, resistente e ágil em cima da bike.

Fase de treinamento:

Base/ Preparação geral – Oportunidade para iniciar e adaptar-se a este tipo de treino, e para você que já faz este tipo de treino é a oportunidade para aumentar a carga de trabalho.

Preparação específica: Diminuição na carga de trabalho e entra na fase de manutenção deste trabalho, dando ênfase total a carga que você deve fazer na bike.

O fundamental neste processo é você fazer força no momento certo e então usufruir dos benefícios deste trabalho.

  • Manutenção de massa magra

  • Maior tempo até a exaustão

  • Aumento na potência máxima

  • Melhora na estabilização e maior segurança nos movimentos

  • melhora na resistência geral

  • Melhora na resistência muscular

  • Acelera a recuperação entre e intra treino e competições.

  • Benefícios para a saúde, principalmente para pessoas acima dos 40 anos, pois aumenta os níveis de testosterona, aumenta a baixa densidade óssea, melhora problemas articulares, e compensa a perda de massa muscular causada pelo envelhecimento.

Você sabe como montar o seu programa de treinamento?

Não? Conheça nossos planos de treinamento e faça parte de nosso time.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PLANO DE TREINAMENTO




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube