PREPARAÇÃO NO INÍCIO DA TEMPORADA – Treinamento de Base


Sempre que utilizamos o termo preparação física , estamos falando de um período onde nos dedicamos arduamente aos treinos para aumentar a capacidade física e metal , seja para a temporada de competições , seja para iniciar as atividades físicas , ou para voltar ao ritmo depois de um período de descanso.  E não há como falar de preparação sem citar a palavra “Base’’.

O período de treinamento de base é caracterizado por  treinar fazer um grande volume de tempo e(ou) distância, em uma baixa intensidade, para ganhar resistência ,  melhorando fatores fisiológicos coma a densidade mitocondrial e preparar o corpo e a mente para treinos mais intensos .

Quanto maior e com mais qualidade sua base for, melhor preparado para os treinos mais intensos você estará.

Você pode fazer este tipo de treino em grupo, pois por conta de sua duração , fica mais fácil de concluir as longas horas em cima da bike se tiver companhia .

Existem alguns problemas nos treinos de base, nem todos vão ter tempo suficiente pra fazer uma base mais longa , pois alguns atletas que competem , principalmente no brasil, não vivem apenas do esporte e tem que dedicar parte de seu tempo trabalhando.

Um estudo de 2008 do fisiologista do exercício Karl Burgomaster mostrou que um programa de treinamento de intervalo de alta intensidade (HIIT) proporcionou benefícios semelhantes na quantidade de enzimas oxidativas (a substância na mitocôndria que processa oxigênio) em comparação com o treinamento básico tradicional. O que isso significa para você e para mim é que, se você tiver tempo limitado para se comprometer com o treinamento (e estivermos conversando oito horas por semana ou menos), ainda podemos esperar por coisas maiores no ano novo. (https://roadcyclinguk.com)

É importante deixar claro que o cenário ideal é fazer o treinamento de base em baixa intensidade e conforme seu corpo for ganhando condição, ir aumentando de forma estrutura a intensidade dos treinos, porém o cenário ideal não se aplica a todo atleta, quando levamos em consideração individualidades como principalmente tempo disponível, e então não significa que este atleta não terá condição de chegar no seu melhor, ele pode sim, mas necessidade uma atenção especial na forma como ele vai aplicar os treinos no dia a dia para chegar no seu melhor.

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Um trabalho de força com exercícios complementares pode se tornar um belo aliado ao desenvolvimento de seu ciclismo, treinos intervalados estruturados são necessários para se ganhar tempo, treino indoor e cuidados com a recuperação para uma total adaptação, estes podem ser um grande diferencial para você que tem pouco tempo para treinar e quer evoluir em cima da bike.

Basicamente o preparo para as altas temporadas consiste em preparar seu corpo, aumentando sua resistência (base), e fazer um treino específico para suas características e para seus objetivos.   Ter um plano de treino é essencial para seu sucesso, nele você deposita seus objetivos e consegue construir um caminho de ganhos físico e mental , conseguindo assim chegar a sua mais alta performance.

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Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

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