PROGRAMAÇÃO DE TREINO – Como e o que fazer?


Qual a diferença de você programar e periodizar os treinos e simplesmente sair para pedalar?

  • Quando se tem uma periodização de treinamento feito e a ser seguido, o desenvolvimento do trabalho ganha maior possibilidade de sucesso, evitando erros;
  • Otimiza o desempenho e resultado;
  • Fazer adaptações (caso seja necessário) sem perder a sequencia logica do trabalho.

tfsl-4

Então como posso montar uma programação de treinos eficiente que me traga resultados?

Comece analisando qual o seu objetivo, o que você quer e para quando você quer?

Em seguida, analise seus pontos fortes e fracos, observando o que precisa ser melhorado e o que você precisa manter para chegar no seu objetivo.

Monte uma programação de treino começando com uma preparação geral de seu corpo, trabalhando capacidades físicas como resistência e força na forma que é exigida na pratica do ciclismo. De forma progressiva, tanto de volume quanto de intensidade, você passa para o treinamento especifico das capacidades exigidas como, limiar de lactato, vo2, vo2 max, tolerância ao lactato, sem deixar de trabalhar as capacidades que você já tem treinadas para que não ocorra o destreinamento das mesmas.

Alterne seus treinos de forma continua e intervalada, respeitando a intensidade de cada objetivo, ou seja, cada capacidade a ser trabalhada exige uma determinada intensidade, respeite esta intensidade para obter ganhos mais rápidos, fazendo com que seu corpo receba o estímulo, recupere, adapte-se e consequentemente evolua (melhora na performance).




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube