Qual a importância do músculo na perda de peso?


musO músculo (massa magra) além de ter uma função vital que é de dar sustentabilidade os nossos ossos e de proteção aos nossos órgãos, tem um importante papel no processo de emagrecimento. Sim é isso mesmo, os músculos são fundamentais no processo de emagrecimento e eu vou te explicar por quê!

Primeiro fato é o seguinte, quem queima gordura é o musculo, ou seja, sem musculo = sem queima de gordura.

Você tem um gasto metabólico basal, que é um gasto diário de calorias que seu organismo precisa para manter seu corpo funcionando, órgãos e músculos. Então, pense comigo: se você tem X de músculo, você precisa de X de calorias, se você tem XX de músculo você precisa de XX de calorias! Ou seja, se você tem mais músculos, vai queimar mais calorias para manter-se vivo. Correto?

Ah Cris, mas não estávamos falando de gordura? Sim, é neste contexto que entra a questão da gordura. Se você precisa de uma determinada quantidade de calorias para manter-se vivo e não ingerir o que precisa, o seu corpo vai buscar esta energia onde? Na gordura, correto? NÃO! Não é bem assim, e vou te explicar por quê!

Partindo de nossos antepassados, com a famosa lei da sobrevivência e algumas dificuldades para encontrar alimentos, nosso corpo aprendeu a estocar energia em forma de gordura e também  a não usar a gordura como fonte de energia primária. Então no processo de emagrecimento, atente-se a uma estratégia de alimentação que proteja sua massa magra (músculos), porque só para lembrar, quanto mais músculos, mais calorias você vai gastar.

Então, em um resumo do processo:

  1. Pense em ganhar músculos para queimar mais calorias
  2. Proteja seus músculos com uma alimentação equilibrada para não deixar seu organismo buscar energia neles, sendo assim seu corpo irá sim procurar gordura para este fornecimento de energia.
  3. Realize treinos com o objetivo de queimar gordura
  4. Realize treinos também para ganhar músculos

Mas tome cuidado! Não queira fazer estes dois tipos de treino em um só. Eles são diferentes e devem ser realizados em períodos diferentes.

Cris Silva




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube