Blog

Técnicas de ouro para você passar a escalar uma subida (parte 1)

A subida sempre foi e será o ponto mais desafiador de um treino ou competição, eu particularmente costumo dizer que é na subida que se separa os homens dos meninos, e hoje vamos passar para você algumas técnicas para que  possa fazer  a diferença nesta parte de sua corrida ou de seu treino.

Assim que você começa uma subida a intensidade da atividade sobe, seu coração bate mais rápido e suas reservas de glicogênio muscular são consumidas. Para escalar uma subida você precisa ter uma serie de capacidades bem trabalhadas e é nisto que você tem que focar para melhorar ou para ser o melhor. Você precisa estar com o coração e pulmão bem treinado, com força muscular bem trabalhada e ainda algumas habilidades de escaladas aguçadas, tudo isto é o que vai fazer a diferença.

Á diferentes tipos de subidas e a estratégia que você adota para subir é o que irá determinar o resultado final do percurso. Por exemplo:

Subidas longas

Em subidas longas de prioridade para escalar sentado em sua bicicleta, isto vai exigir menos de seu sistema cardiovascular do que se você escalar de pé, e assim se torna mais sustentável o seu ritmo, você pode usar a estratégia de pedalar de pé na bike em alguns momentos para alongar a musculatura, mas com toda certeza, escalar subidas longas sentado é uma boa estratégia para poupar energia.

Em subidas longas quando você estiver sentado no selim de sua bicicleta, procure pedalar em torno de 80 a 90 rpm (rotação por minuto) para que você tenha uma boa eficiência, não sobrecarregue seus músculos e nem seu sistema cardiovascular. Não deixe de fazer isso em treinamento para que você possa usar em competições, isto faz com que seu corpo se adapte a este estilo de pedalada.

Caso você vá disputar uma prova que tenha uma longa subida e você não tem este tipo de terreno  para realizar os seus treinos, procure fazer treinos que te de volume acumulado em subida, ou seja, procure subir e descer varias vezes a mesma subida, para que você prepare seus músculos e coração a este tipo de situação.

Por fim eu vou fazer algumas observações importantes que podem vir a acontecer durante seu treinamento e competição, tendo em vista a sobrecarga de intensidade da escalada pode ser que você venha a sentir dores no joelho ou em  algum musculo de forma isolada, isso pode ocorrer devido a um desequilíbrio muscular, sendo interessante também agregar ao treinamento um trabalho extra bike como alongamentos e fortalecimento muscular.

Fonte: https://roadcyclinguk.com

Cris Silva

Cris, como é conhecida no ciclismo, iniciou no esporte profissional no ano de 2007, na equipe de Araçatuba. Desde então, vem conquistando resultados importantes ao longo de sua carreira e também é treinadora de ciclismo.

Recent Posts

COMO PEDALAR MAIS RÁPIDO E POR MAIS TEMPO OTIMIZANDO A CADÊNCIA

A cadência é o ritmo no qual você gira o seu pedivela e sua contagem…

2 anos ago

Estes são os 2 objetivos mais importantes do treinamento

Qual o objetivo do treinamento? Dentre tantos objetivos existe um que todos nós mais queremos:…

3 anos ago

TREINO INTERVALADO X TREINO CONTÍNUO – Qual o melhor?

Você diariamente lê aqui em nossa comunidade dicas de treinos para melhorar sua força, resistência,…

3 anos ago

Conheça seus pontos fortes e fracos – Aprenda vencer!

Você conhece seus pontos fortes? E o seu ponto fraco? É comum meus atletas relatarem…

3 anos ago

MINHA PRIMEIRA COMPETIÇÃO – O QUE DEVO FAZER!

Treine as demandas da competição ou desafio que você irá fazer. Analise o perfil do…

3 anos ago

DESCIDAS E CURVA – Como descer rápido e em segurança.

Muitas vezes ficamos alucinados por velocidade, força e distância, nos esquecendo que andar de bike…

3 anos ago