Blog

AQUECIMENTO PRÉ COMPETIÇÃO

Você treinou muito para uma prova e logo na largada você sente as pernas travar e inchadas, este fato comprometeu todo seu desempenho. Isto acontece com muitos atletas que não fazem um aquecimento adequado pré competição, para não deixar isto acontecer vamos te passar agora um protocolo de aquecimento que vai fazer diferença no seu desempenho, aproveita e marca aqui aquele seu parceiro que tem dificuldade no aquecimento!
Se a sua prova for curta ou se você tiver uma subida dura longo no inicio, isso vai exigir que você faça um aquecimento mais forte, tendo em vista que quanto mais curta for a prova a tendencia é que ela seja mais intensa, e provas mais longas tem a tendencia de ser um pouco mais cadenciada o que não descarta a necessidade de um bom aquecimento.
Execução do aquecimento
1º Planejamento – Faça um planejamento da hora de sua largada, e o tempo de deslocamento do local aonde você vai fazer seu aquecimento até o local, leve em consideração que se você chegar muito em cima da hora você corre o risco de largar mal posicionado, e se chegar muito antes você também não terá tempo hábil para aquecer, O ideal é que você faça o seu aquecimento e largue do meio do pelotão para frente, e caso tenha algum ponto de descolamento, use este percurso para escalar e largar bem posicionado.
2º Estrada ou rolo – Levando em consideração que em algumas provas o local não favorece para você fazer um aquecimento de forma segura, sendo assim um rolo de treinamento pode cair como uma luva para que você faça um bom aquecimento, de forma controlada e segura, caso as condições locais favoreça os dois tipos de aquecimento você pode escolher o que mais você gostar.

AQUECIMENTO PARA PROVAS LONGAS

Você pode usar as porcentagens (%) citadas tanto de seu FTHR (limiar funcional de FC) ou de seu FTP (limiar funcional de potencia)
5 min a 50% – 5 min 60% – 2 min 75% – 1 min 80% – 1 min 85% – 2 min de giro leve – 90 segundos 75% – 1 min giro leve – 90 segundos 80% – 1 min giro leve – 90 segundos 85% – 1 min giro leve – 90 seg. 90% – 1 min giro leve – 90 segundos 100% – 1 min giro leve – 90 segundos 105% – 5 min de giro leve – TOTAL 35 MIN

AQUECIMENTO PARA PROVAS CURTAS

Você pode usar as porcentagens (%) citadas tanto de seu FTHR (limiar funcional de FC) ou de seu FTP (limiar funcional de potencia)
5 min a 50% – 5 min 60% – 2 min 75% – 1 min 80% – 1 min 90% – 2 min de giro leve – 90 seg 80% – 2 min giro leve – 90 seg 90% – 1 min de giro leve – 90 seg 100% – 1 min giro leve – 90 segun 105% – 1 min giro leve – 90 seg 110% – 5 min giro leve – TOTAL 35 MIN
Cris Silva

Cris, como é conhecida no ciclismo, iniciou no esporte profissional no ano de 2007, na equipe de Araçatuba. Desde então, vem conquistando resultados importantes ao longo de sua carreira e também é treinadora de ciclismo.

Recent Posts

COMO PEDALAR MAIS RÁPIDO E POR MAIS TEMPO OTIMIZANDO A CADÊNCIA

A cadência é o ritmo no qual você gira o seu pedivela e sua contagem…

2 anos ago

Estes são os 2 objetivos mais importantes do treinamento

Qual o objetivo do treinamento? Dentre tantos objetivos existe um que todos nós mais queremos:…

3 anos ago

TREINO INTERVALADO X TREINO CONTÍNUO – Qual o melhor?

Você diariamente lê aqui em nossa comunidade dicas de treinos para melhorar sua força, resistência,…

3 anos ago

Conheça seus pontos fortes e fracos – Aprenda vencer!

Você conhece seus pontos fortes? E o seu ponto fraco? É comum meus atletas relatarem…

3 anos ago

MINHA PRIMEIRA COMPETIÇÃO – O QUE DEVO FAZER!

Treine as demandas da competição ou desafio que você irá fazer. Analise o perfil do…

3 anos ago

DESCIDAS E CURVA – Como descer rápido e em segurança.

Muitas vezes ficamos alucinados por velocidade, força e distância, nos esquecendo que andar de bike…

3 anos ago