Blog

TREINO INTERVALADO X TREINO CONTÍNUO – Qual o melhor?

Você diariamente lê aqui em nossa comunidade dicas de treinos para melhorar sua força, resistência, limiar, vo2max entre outras capacidades.

Entre os métodos de treinos que sugerimos esta os treinos intervalados e os treinos contínuos, e aí surge a dúvida, mas qual melhor para realmente ter a evolução que busco?

Hoje vou te explicar qual dos métodos de treinos é melhor e por quê!

Uma sessão de treino intervalado trás ganhos excelentes a curto prazo, além de te tornar mais rápido(a), também melhora sua recuperação entre os esforços, permitindo com que você possa replicar esforços em alta intensidade sem perder a qualidade.

O treinamento contínuo em baixa intensidade te trará ganhos a médio e longo prazo, melhorando sua capacidade cardiovascular, todo seu sistema periférico, capilares sanguíneos, mitocôndrias sua capacidade de metabolizar gordura para gerar energia e utilizar o mínimo possível de carboidratos como fonte de energia, poupando os mesmos para momentos mais intensos do seu pedal, treino ou competição. Tudo isto você só consegue pedalando em baixa e moderada intensidade, aquela famosa zona 2, NÃO TEM COMO FUGIR.

Uma coisa é muito importante que você entenda e vai cair a ficha, as capacidades treinadas nos intervalados não são treinadas nos treinos contínuos, até são, mas não de forma direta, vou te explicar isto melhor!

Por exemplo: Você consegue melhorar o seu vo2 max (vo2 max é a capacidade que você tem de captar, transportar e utilizar o oxigênio para gerar energia em alta intensidade) realizando treinos contínuos em baixa intensidade, porém vai chegar uma hora que sua evolução irá ficar limitada e você terá que começar a fazer treinos intervalados.

Da mesma forma que, se você é um ciclista com pouco tempo para treinar e uma sessão de treino intervalado de trás a evolução que busca, vai chegar uma hora que você precisará fazer treinos contínuos em baixa intensidade e de preferência que seja longo.

Mas Cris a partir de quando que passa a ser um treino longo?

Quer saber a resposta? Comenta aqui no post: Quero saber mais sobre treinos longos, preciso de seu feedback!

Voltando ao contexto do treino contínuo e treino intervalado, entenda, você que quer evoluir, seja para melhorar a média de velocidade, parar de quebrar na subida ou começar a competir, você tem que inserir em seu dia a dia de treino estes dois métodos, não fuja, se fizer isso a sua evolução ficará limitada.

Ponto de ouro: Se você não sabe organizar seus treinos pega está!

Faça 2 treinos intervalados na semana

1 treino longo (caso não possa fazer 1 por semana faça pelo menos 1 a cada 10 dias)

Se fizer academia! Faça no máximo 2 dias na semana.

Não coloque intensidade na bike no mesmo dia de treino da academia!

 

Cris Silva

Cris, como é conhecida no ciclismo, iniciou no esporte profissional no ano de 2007, na equipe de Araçatuba. Desde então, vem conquistando resultados importantes ao longo de sua carreira e também é treinadora de ciclismo.

Recent Posts

Você sabe que existem vários tipos de fadiga?

O ciclismo é um esporte um tanto quanto cansativo e é muito comum o atleta…

7 meses ago

Hidratação e a importância das capsulas de sal

Ultimamente comenta-se muito sobre as cápsulas de sal, mas o que são na verdade? Muitos…

7 meses ago

COMO PEDALAR MAIS RÁPIDO E POR MAIS TEMPO OTIMIZANDO A CADÊNCIA

A cadência é o ritmo no qual você gira o seu pedivela e sua contagem…

3 anos ago

Estes são os 2 objetivos mais importantes do treinamento

Qual o objetivo do treinamento? Dentre tantos objetivos existe um que todos nós mais queremos:…

3 anos ago

Conheça seus pontos fortes e fracos – Aprenda vencer!

Você conhece seus pontos fortes? E o seu ponto fraco? É comum meus atletas relatarem…

3 anos ago