Ciclismo de pista ou ciclismo indoor é uma modalidade do ciclismo disputada em um velódromo. Foi criada em 1870 e disputadas em ginásios fechados, como é o caso do velódromo do Rio de Janeiro usado nos Jogo Olímpicos de 2016. Entretanto, existem velódromos abertos como é o caso dos velódromos de Curitiba e de Americana. A ideia era que os atletas pudessem competir sem ter que depender do clima, já que praticar ciclismo de estrada com neve é totalmente inviável como ocorre na Europa.
Umas das vantagens do ciclismo de pista é que devido as diversas variações de disputas e por ser em um ginásio, as pessoas podem acompanhar de perto as competições, o que ajuda a aumentar o interesse do público. Outra vantagem é que essa modalidade pode servir como base para o ciclismo de estrada. Como existem diversos estilos de provas disputadas, o atleta consegue desenvolver várias aptidões e até mesmo traçar um perfil que mais o prevalece, seja como sprinter, passista etc.
O ciclismo de pista inaugurou nos Jogos Olímpicos em 1896 em Atenas exclusivamente para os homens. Já as mulheres puderam disputar pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988.
Velódromo é uma pista de ciclismo de tamanho variado – alternando entre 200, 250 e 333 metros – podendo ser de madeira em ginásios fechados ou cimento em ginásios abertos. Quanto maior a distância da pista mais atletas ela pode comportar, sendo no máximo 36 ciclistas. As disputas sempre ocorrem no sentido anti-horário da pista.
Essa pista possui uma inclinação para ajudar os ciclistas a manterem velocidades altas, assim como ocorre nas pistas ovais da Nascar.
Além disso, no piso do velódromo existem 3 linhas com cores diferentes (preta, vermelha e azul). Cada uma delas tem um significado:
O ciclismo de pista necessita de bicicletas próprias para isso. Sendo assim as bicicletas não possuem freio nem marcha. Isso tudo para reduzir o peso, fazendo com que a bicicleta seja extremamente leve o que ajuda os atletas a imprimirem altíssimas velocidades. Dentro dessa ideia existem 2 estilos de bicicletas parecidas com as que são usadas na estrada, sendo elas as bicicletas de estrada e de contra-relógio. Ambas adaptadas para serem ainda mais leve.
Prova disputada entre 2 ciclistas, eles devem percorrer 1km na pista. Ganha o atleta que chegar na frente, entretanto, por não ser uma prova de tempo as primeiras voltas são bem lentas onde os atletas ficam se estudando e esperam o melhor momento para arrancar e sprintar no trecho final. Normalmente é disputada no formato de melhor de 3, o atleta que ganhar 2 rounds é o vencedor.
Esse formato exige muito força e potência de arrancada, prevalecendo os sprintistas.
Um formato parecido com o perseguição por equipes, porém com algumas diferenças. Nessa disputa a equipe conta com 3 atletas e cada equipe se posiciona em lados opostos da pista. A cada volta 1 atleta sai da pista, sendo assim na terceira e última volta restará apenas 1 atleta. Ganha a equipe que completar em menor tempo.
Um pouco diferente da prova de sprint individual onde o atleta precisa ter uma ótima arrancada, aqui o atleta principal (o último) precisa ter, além de força, resistência para que consiga manter o ritmo alto até o final.
Parecida com a prova de velocidade por equipe, porém a equipe conta com 4 ciclistas e devem percorrer 4km. As equipes largam em lados opostos da pista. O tempo é contado pela roda do terceiro ciclista, ou seja, é necessário que ao menos 3 dos 4 cheguem ao final. Por isso é normal ver na reta final os 3 atletas ficando lado a lado, para que diminua a distância entre eles. Ganha a equipe que fizer o menor tempo.
Nessa prova 6 atletas são guiados por uma motocicleta que inicia a prova em 30km/h e vai aumentando a velocidade a cada volta, até chegar aos 50km/h. Os atletas não podem ultrapassar a moto. Nos últimos 700 metros a moto deixa a pista e os atletas ficam livres para disputarem a chegada. Ganha o atleta que cruzar a linha de chegada na frente.
Prova individual que conta com a soma de pontos de 6 disputadas separadas. Ganha o atleta com maior pontuação ao final das 6 provas. As disputas são as seguintes:
Prova clássica do ciclismo de pista. O pelotão larga junto e compete ao longo de 15km para os homens e 10km para as mulheres.
Prova disputadas entre 2 ciclistas que largam em lados opostos da pista. No masculino a disputa ocorre em 4km e no feminino em 3km
Um grupo de ciclistas largam juntos, a cada duas voltas o último é eliminado. Dessa forma a disputada vai ficando mais acirrada e ganha o última ciclista que restar.
Os ciclistas disputam uma prova de contrarelógio de 1km para os homens e 500m para as mulheres.
Prova disputada em 3 voltas, sendo que os ciclistas usam as 2 primeiras voltas para embalar a bicicleta e ganharem velocidade e arrancam na terceira e última volta. Conta o tempo apenas da última volta e ganha o atleta com o menor tempo.
Prova mais longa do ciclismo de pista onde os atletas disputam por pontos ao longo de 30km no masculino e 20km no feminino. A cada 10 voltas é soado o sino que indica que a próxima volta vale ponto para os 4 primeiros colocados sendo 5 para o primeiro, 3 para o segundo, 2 para o terceiro e 1 para o quarto. Ao final da prova ganha o atleta que somar mais pontos.
Há uma pontuação extra de 20 pontos para o atleta que der uma volta em cima do pelotão.
Gostou desse estilo de ciclismo? Quer treinar mas não sabe como?
Conheça nossos planos e seja nosso aluno, te ajudamos a evoluir no ciclismo.
O ciclismo é um esporte um tanto quanto cansativo e é muito comum o atleta…
Ultimamente comenta-se muito sobre as cápsulas de sal, mas o que são na verdade? Muitos…
A cadência é o ritmo no qual você gira o seu pedivela e sua contagem…
Qual o objetivo do treinamento? Dentre tantos objetivos existe um que todos nós mais queremos:…
Você diariamente lê aqui em nossa comunidade dicas de treinos para melhorar sua força, resistência,…