Se tornar um ciclista completo é o sonho de qualquer um, o que queremos é a capacidade de largar nossos adversários morro acima ou de medir roda até quem está ao nosso lado desistir de fazer força!
Cada vez mais nos deparamos com atletas altamente treinados e especializados em um tipo de percurso, pensamos na comparação de que os atletas de grandes montanhas não tem a mesma potência máxima de um sprinter e um atleta de altissimo nível do xco não se torna bem sucedido no xcm, vejamos o último campeonato mundial de xcm onde alguns dos top 10 do mundo NO XCO competiram no entanto não tendo o mesmo êxito que em sua modalidade de origem.
Entre atletas que almejam uma vitória em uma grande competição eu defendo a tese de que devemos sim especificar e nos tornar único em uma especificidade, seja xcm ou xco, sprinter, cri ou escalador, mas o fato é que no ciclismo competitivo brasileiro não podemos desconsiderar que os atletas profissionais ou amadores muitas vezes começam tarde na modalidade, não tendo tempo suficiente para desenvolver ou trabalhar o seu ciclismo e literalmente o biker TEM QUE SER BOM EM TUDO.
Para progredir, como ciclista, é importante desenvolver tudo. Você deve se esforçar para ser
completo. Qualquer bom programa de treinamento deve abranger não apenas todos os sistemas fisiológicos, mas também se concentrar na técnica. (trainingpeaks.com)
Se você quiser ganhar corridas, você precisa se lembrar de que o sprint ganha corridas. Mesmo o piloto que ganha com um esforço sozinho de 60k, abrir para chegar sozinho no final, e não foi de forma continua que ele conseguiu seguir sozinho, possivelmente em algum momento ele teve que fazer um sprint, independente se você é atleta do MTB ou Speed, treine sprint.
O seu desempenho na bike não é ditado apenas pelo quão rápido você é capaz de andar ou quanto mais alto esta o seu limiar de potencia, o seu desempenho na bike inclui também a sua técnica de pilotagem, capacidade de tolerância ao esforço e técnica de pedalada.
Não pense que apenas treinando no máximo você vai conseguir atingir o seu máximo. Trabalhe em seus treinos todas as zonas de intensidade, da zona 1 a zona 5, este é o alicerce para sua vitória, a sua capacidade de esforço máximo em uma corrida vai definir o seu resultado para você tem que se preparar para chegar neste ponto.
Quando cito variedade estou relacionando de estradas, intensidade e técnica. Procure diversificar o local de treinamento, 1 vez por semana de ênfase a trabalhar a sua melhor capacidade, 2 vezes por semana trabalhe suas fraquezas.
O ciclismo é um esporte um tanto quanto cansativo e é muito comum o atleta…
Ultimamente comenta-se muito sobre as cápsulas de sal, mas o que são na verdade? Muitos…
A cadência é o ritmo no qual você gira o seu pedivela e sua contagem…
Qual o objetivo do treinamento? Dentre tantos objetivos existe um que todos nós mais queremos:…
Você diariamente lê aqui em nossa comunidade dicas de treinos para melhorar sua força, resistência,…