Muitos ciclistas principalmente as mulheres têm a curiosidade em saber se existe alguma diferença entre os treinos de uma mulher e os treinos de um homem.
Na teoria ambos os treinos devem ser iguais, considerando que para melhorar determinadas capacidades físicas a intensidade a ser trabalhada é a mesma.
Te explico:
Você mulher ou homem quer melhorar sua resistência, você terá que fazer treinos na zona 2, treinos de força entre outros.
Quer melhorar seu sprint, terá que fazer treino de sprint com aplicação de força máxima.
E isto se aplica a toda e qualquer capacidade que queira melhorar.
PORÉM, existe uma diferença fisiológica entre homens e mulheres desencadeada por fatores hormonais, principalmente os hormônios testosterona (presente em maior quantidade nos homens) e progesterona (presente em maior quantidade nas mulheres).
Em média um homem tem uma capacidade de aplicação de força 20% maior do que a mulher, divido ao hormônio testosterona.
Esta diferença hormonal não reflete apenas na capacidade de aplicação de força, como também na recuperação, algumas mulheres podem demandar uma necessidade de um tempo maior de recuperação, após um treino para melhorar o seu Vo2 max, quando comparado com um homem, isto não é uma regra, mas que deve ser observado na prática diária.
Outro fator que nos faz ficar mais atentas ao prescrever treinos para homens e mulheres é o ciclo menstrual, CALMA, ciclo menstrual da mulher rsrsrs.
Durante 30 dias do mês a mulher tem alterações hormonais que em alguns momentos deixam ela mais forte, outros levemente mais fraca, em outros momentos mais sensíveis emocionalmente e com tolerância menor a dor…enfim, coisas que apenas nós mulheres sabemos o que é rrsrsrs
Para concluir, entenda que se você mulher quer evoluir, você terá sim que “treinar como um homem”, e permita-se recuperar como uma lady!