Musculação no ciclismo fazer ou não fazer?

Algumas pessoas dizem que o treinamento de musculação ou treino resistido não é necessário para um ciclista, argumenta-se que o ciclismo se baseia principalmente na aptidão cardiovascular e você pode obter toda a força nas pernas que você precisa apenas em cima de sua bicicleta. Concordo plenamente que o ciclismo é um esporte com grande exigência cardiovascular, mas tão importante quanto treinar este sistema, o treino de musculação para ganho de força e manutenção da massa magra para o ciclista é também muito importante sim.
O ciclismo é um esporte de potencia, e potencia consiste em força x velocidade, ou seja a sua força vai influenciar diretamente na velocidade que você consegue girar o seu pedivela. Além de ser comprovado através de estudos práticos que um trabalho de musculação quando periodizado em conjunto com o treinamento na bike melhora a recuperação entre treinos e competições e ajuda a preservar a massa magra.
Analise a logica, um atleta pedalando a 90 rpm de 53 x 16 e este mesmo atleta pedalando a 90 rpm com uma marcha de 53 x 15, o que é necessário na segunda marcha é mais força, onde mantendo a cadencia ele está gerando mais potencia, então a quantidade de força que você gera para girar o seu pedivela é o que culmina com a potencia final de sua pedalada, lembrando que além da mudança de força que o atleta tem ao usar uma marcha mais pesada, mantendo a mesma cadencia ele terá um ganho de velocidade.
O treino de musculação deve sempre respeitar o objetivo e a periodização de treinamento do atleta, onde em algumas fase do período de treinamento o atleta pode trabalhar com uma carga mais alta, em outra fase é necessário trabalhar com uma carga mais baixa e em outra fase este treino de força pode ser feito na sua bicicleta para transferência do trabalho feito na musculação para a bike.

Lembrando que volume muscular não é sinal de força, para você ter força você não precisa ser avantajado no que tange a volume.

Cris Silva

Cris, como é conhecida no ciclismo, iniciou no esporte profissional no ano de 2007, na equipe de Araçatuba. Desde então, vem conquistando resultados importantes ao longo de sua carreira e também é treinadora de ciclismo.

Recent Posts

COMO PEDALAR MAIS RÁPIDO E POR MAIS TEMPO OTIMIZANDO A CADÊNCIA

A cadência é o ritmo no qual você gira o seu pedivela e sua contagem…

2 anos ago

Estes são os 2 objetivos mais importantes do treinamento

Qual o objetivo do treinamento? Dentre tantos objetivos existe um que todos nós mais queremos:…

3 anos ago

TREINO INTERVALADO X TREINO CONTÍNUO – Qual o melhor?

Você diariamente lê aqui em nossa comunidade dicas de treinos para melhorar sua força, resistência,…

3 anos ago

Conheça seus pontos fortes e fracos – Aprenda vencer!

Você conhece seus pontos fortes? E o seu ponto fraco? É comum meus atletas relatarem…

3 anos ago

MINHA PRIMEIRA COMPETIÇÃO – O QUE DEVO FAZER!

Treine as demandas da competição ou desafio que você irá fazer. Analise o perfil do…

3 anos ago

DESCIDAS E CURVA – Como descer rápido e em segurança.

Muitas vezes ficamos alucinados por velocidade, força e distância, nos esquecendo que andar de bike…

3 anos ago