Blog

DESCIDAS E CURVA – Como descer rápido e em segurança.

Muitas vezes ficamos alucinados por velocidade, força e distância, nos esquecendo que andar de bike também é habilidade.

Aqui vamos listar algumas ações que você deve colocar em prática para descer e fazer curvas com segurança e velocidade viável.

Você terá aqui 8 ações e habilidades, porém não irão funcionar se você não praticar.

Vamos lá!?

– CANTO DA CURVA

Toda curva tem um canto, ou uma “quina”, neste você deve entrar o mais aberto possível (desde que não esteja na contramão quando o trânsito estiver aberto).

Como assim? Quando você for entrar na curva, você deve abrir o máximo possível, para que ao fazê-la, você possa ter uma linha reta, na prática, você abre antes de entrar na curva e fecha quando estiver dentro dela, quando for sair da curva, você deve abrir novamente.

– QUANDO FREAR?

Freie antes da curva e jamais dentro dela e usando os dois freios para ter controle total da velocidade.

Se você entrar muito veloz em uma curva a velocidade centrifuga irá te jogar para fora dela, e se frear dentro da curva sua roda tende a travar e você cair.

– OLHE ONDE VOCÊ QUER PASSAR

Sua bike vai por onde seu olhar te leva, se você olha muito para baixo, você não conseguirá antecipar as ações, então olhe sempre alguns metros a frente, cerca de 8 a 15 metros afrente, sempre antecipando suas ações mentalmente e seu corpo irá ser conduzido automaticamente.

– FREIOS

Suas mãos devem ficar ao alcance dos freios o tempo todo.

– CORPO

Aproxime seu corpo de sua bike, além de melhorar sua aerodinâmica, proporcionando um ganho de velocidade sem aplicar força, você diminui o seu centro de gravidade e isto torna a sua bike e pilotagem mais estável.

– ESTABILIDADE

Você precisa que seu centro de gravidade permaneça sobre os pneus e que seu peso esteja distribuído de maneira adequada pelas duas rodas. Com o peso do corpo sob o pedal voltado para o lado externo da curva, você está aumentando a tração dos pneus. Pressione seu peso no pé externo (ESTA DICA VALE OUTRO)

– POSIÇÃO DO CORPO E DA BIKE

Quando você está em uma curva, seu corpo e sua bicicleta se inclinam para dentro da curva, mas você deve inclinar a bicicleta mais do que inclina seu corpo.

Para fazer isso, coloque o peso na perna externa (de fora da curva). Esta é uma posição muito estável e fornece muita tração; você só precisa se lembrar de ser ágil no selim para poder mover e posicionar a bicicleta embaixo de você.

SEMPRE COLOQUE SEU PESO CORPORAL EM CIMA DO PEDAL EXTERNO.

– RELAXE

Descer é mais mental do que físico, relaxe seu corpo e aplique a técnica, não é o momento de travar seus braços no guidão, quanto mais travado você estiver em cima da bike, mais arisca estará sua bike.

Concentre-se no que está fazendo, antecipe as ações e aplique todas as estratégias citadas, e então é só desfrutar da velocidade e do vento batendo em seu rosto.

Cris Silva

Cris, como é conhecida no ciclismo, iniciou no esporte profissional no ano de 2007, na equipe de Araçatuba. Desde então, vem conquistando resultados importantes ao longo de sua carreira e também é treinadora de ciclismo.

Recent Posts

Você sabe que existem vários tipos de fadiga?

O ciclismo é um esporte um tanto quanto cansativo e é muito comum o atleta…

7 meses ago

Hidratação e a importância das capsulas de sal

Ultimamente comenta-se muito sobre as cápsulas de sal, mas o que são na verdade? Muitos…

7 meses ago

COMO PEDALAR MAIS RÁPIDO E POR MAIS TEMPO OTIMIZANDO A CADÊNCIA

A cadência é o ritmo no qual você gira o seu pedivela e sua contagem…

3 anos ago

Estes são os 2 objetivos mais importantes do treinamento

Qual o objetivo do treinamento? Dentre tantos objetivos existe um que todos nós mais queremos:…

3 anos ago

TREINO INTERVALADO X TREINO CONTÍNUO – Qual o melhor?

Você diariamente lê aqui em nossa comunidade dicas de treinos para melhorar sua força, resistência,…

3 anos ago