Treine as demandas da competição ou desafio que você irá fazer.
Analise o perfil do trajeto, subidas, curvas, toda parte técnica e física, então com antecedência de pelo menos 2 meses comece a inserir em seus treinos locais de treinamento semelhante ao que será exigida no evento.
Você não precisa pedalar forte o tempo inteiro, seu corpo tem que estar preparado para mudanças de intensidade (consequentemente velocidade), prepara-se para constantes acelerações.
Estratégia
Para você escolher a melhor estratégia:
1 – Analise o percurso
2 – Analise sua condição física
3 – Junte os dois, entenda diante de tais análises até que ponto você pode acelerar e quanto terá que usar o percurso a seu favor para se recuperar.
Em uma competição, não é dar o 100% o tempo todo, você tem que otimizar a sua condição física através da estratégia.
Muitos saem no 100% achando que irão conseguir chegar também na mesma intensidade, e não vai, se você largar com esta mentalidade corre sérios riscos de quebrar.
Alimentação
A alimentação é seu combustível, um carro anda sem? NÃO, então você também não conseguirá entregar o seu melhor se você não se alimentar adequadamente antes e durante.
Para ter tudo que você precisa sobre como se alimentar em uma competição, vai até o Instagram da nutricionista Elizabeth Moraes, faça uma imersão no conteúdo que ela tem lá para você, é de graça!
Defina suas metas
Não apenas no ciclismo como na vida, nos negócios e com sua família, você tem que ter metas traçadas, e com antecedência criar um plano de ação para chegar até ela.
Analise sua condição atual, a exigência da competição e trace uma meta, crie um plano de treino que você vai fazer para chegar até sua meta.
Nosso objetivo não é ficar falando sobre planilha de treino, mas você precisará ter um plano para colocar em prática até a competição para chegar na meta!
Dê o seu melhor
Seja o melhor que puder a cada dia e na competição também, pode ser que o seu melhor hoje ainda não tenha sido suficiente para chegar até o objetivo traçado, está tudo bem, não significa que você não será ou não é capaz, provavelmente você precisa de mais tempo de treino e conseguirá sim chegar aonde quer, mas o principal é entregue o seu melhor.
Não se permita chegar no dia da competição e pensar, por que eu não treinei mais… Não se permita isto!
Aprenda com seus erros
Algumas pessoas acham que o fracasso é o final da jornada, para mim o fracasso é o início.
É fácil lidar com o fracasso – você arregaça as mangas, reveja o que fez antes do evento – seu treinamento e preparação – e corrige.
Será que tenho que treinar um pouco mais forte, precisar me concentrar mais em minha recuperação, a estratégia foi a melhor? Volte, revise e comece a corrigir os erros cometidos.
Tenha respeito
Na primeira competição o maior receio é, e se me derrubarem, sempre dê espaço para quem está mais rápido do que você, as pessoas vão lhe dar um pouco de espaço e não vão lhe causar problemas se você mostrar um pouco de respeito e, novamente, isso se aplica a qualquer estilo de vida.
Tenha força de vontade
O ciclismo é um esporte desafiador, nos divertimos mais quando estamos no limite, tanto que para muitos ciclistas a prática está relacionada a dor, o que é absolutamente errado, mas uma coisa é fato, você terá que sair de sua zona de conforto.
Muitos querem, mas poucos são fazem realmente o que tem que fazer- é preciso coragem, determinação e treinamento, treinamento e mais treinamento. Não é fácil ter chegar, mas é muito prazeroso quando você conseguir, então se você realmente quer se desafiar terá que ter força de vontade e determinação.