O que é Ciclismo de Pista?

Ciclismo de pista ou ciclismo indoor é uma modalidade do ciclismo disputada em um velódromo. Foi criada em 1870 e disputadas em ginásios fechados, como é o caso do velódromo do Rio de Janeiro usado nos Jogo Olímpicos de 2016. Entretanto,  existem velódromos abertos como é o caso dos velódromos de Curitiba e de Americana. A ideia era que os atletas pudessem competir sem ter que depender do clima, já que praticar ciclismo de estrada com neve é totalmente inviável como ocorre na Europa.

Umas das vantagens do ciclismo de pista é que devido as diversas variações de disputas e por ser em um ginásio, as pessoas podem acompanhar de perto as competições, o que ajuda a aumentar o interesse do público. Outra vantagem é que essa modalidade pode servir como base para o ciclismo de estrada. Como existem diversos estilos de provas disputadas, o atleta consegue desenvolver várias aptidões e até mesmo traçar um perfil que mais o prevalece, seja como sprinter, passista etc.

O ciclismo de pista inaugurou nos Jogos Olímpicos em 1896 em Atenas exclusivamente para os homens. Já as mulheres puderam disputar pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988.

O que é um Velódromo?

Velódromo é uma pista de ciclismo de tamanho variado – alternando entre 200, 250 e 333 metros – podendo ser de madeira em ginásios fechados ou cimento em ginásios abertos. Quanto maior a distância da pista mais atletas ela pode comportar, sendo no máximo 36 ciclistas. As disputas sempre ocorrem no sentido anti-horário da pista.

Essa pista possui uma inclinação para ajudar os ciclistas a manterem velocidades altas, assim como ocorre nas pistas ovais da Nascar.

Além disso, no piso do velódromo existem 3 linhas com cores diferentes (preta, vermelha e azul). Cada uma delas tem um significado:

  • Linha preta – a linha localizada na parte mais interna da pista, serve para demarcar para o atleta o limite mínimo da pista. Ou seja, o ciclista não pode ficar a esquerda da linha, já que as voltas sempre são no sentido anti-horário. A medição da pista é feita em cima dessa linha, ou seja, se a pista for de 250 metros essa linha terá 250 metros. Por isso não se pode pedalar a esquerda dela, caso contrário o ciclista estaria pedalando em uma distância menor.
  • Linha vermelha – essa linha determina o limite de área do sprinter. Dentro desse espaço (entre a linha preta e a vermelha) não se pode realizar ultrapassagem pela esquerda. Para isso o atleta deve estar entra a linha vermelha e azul.
  • Linha Azul – acima dessa linha é considerada área de rolagem e aquecimento, assim deixa as faixas da esquerda livres para os demais ciclistas.

Como são as bicicletas de pista?

O ciclismo de pista necessita de bicicletas próprias para isso. Sendo assim as bicicletas não possuem freio nem marcha. Isso tudo para reduzir o peso, fazendo com que a bicicleta seja extremamente leve o que ajuda os atletas a imprimirem altíssimas velocidades. Dentro dessa ideia existem 2 estilos de bicicletas parecidas com as que são usadas na estrada, sendo elas as bicicletas de estrada e de contra-relógio. Ambas adaptadas para serem ainda mais leve.

Provas de pista

Velocidade ou sprint

Prova disputada entre 2 ciclistas, eles devem percorrer 1km na pista. Ganha o atleta que chegar na frente, entretanto, por não ser uma prova de tempo as primeiras voltas são bem lentas onde os atletas ficam se estudando e esperam o melhor momento para arrancar e sprintar no trecho final. Normalmente é disputada no formato de melhor de 3, o atleta que ganhar 2 rounds é o vencedor.

Esse formato exige muito força e potência de arrancada, prevalecendo os sprintistas.

Velocidade por equipe

Um formato parecido com o perseguição por equipes, porém com algumas diferenças. Nessa disputa a equipe conta com 3 atletas e cada equipe se posiciona em lados opostos da pista. A cada volta 1 atleta sai da pista, sendo assim na terceira e última volta restará apenas 1 atleta. Ganha a equipe que completar em menor tempo.

Um pouco diferente da prova de sprint individual onde o atleta precisa ter uma ótima arrancada, aqui o atleta principal (o último) precisa ter, além de força, resistência para que consiga manter o ritmo alto até o final.

Perseguição por equipes

Parecida com a prova de velocidade por equipe, porém a equipe conta com 4 ciclistas e devem percorrer 4km. As equipes largam em lados opostos da pista. O tempo é contado pela roda do terceiro ciclista, ou seja, é necessário que ao menos 3 dos 4 cheguem ao final. Por isso é normal ver na reta final os 3 atletas ficando lado a lado, para que diminua a distância entre eles. Ganha a equipe que fizer o menor tempo.

Keirin

Nessa prova 6 atletas são guiados por uma motocicleta que inicia a prova em 30km/h e vai aumentando a velocidade a cada volta, até chegar aos 50km/h. Os atletas não podem ultrapassar a moto. Nos últimos 700 metros a moto deixa a pista e os atletas ficam livres para disputarem a chegada. Ganha o atleta que cruzar a linha de chegada na frente.

Omnium

Prova individual que conta com a soma de pontos de 6 disputadas separadas. Ganha o atleta com maior pontuação ao final das 6 provas. As disputas são as seguintes:

Scratch

Prova clássica do ciclismo de pista. O pelotão larga junto e compete ao longo de 15km para os homens e 10km para as mulheres.

Perseguição individual

Prova disputadas entre 2 ciclistas que largam em lados opostos da pista. No masculino a disputa ocorre em 4km e no feminino em 3km

Eliminação

Um grupo de ciclistas largam juntos, a cada duas voltas o último é eliminado. Dessa forma a disputada vai ficando mais acirrada e ganha o última ciclista que restar.

Contrarelógio

Os ciclistas disputam uma prova de contrarelógio de 1km para os homens e 500m para as mulheres.

Flying Lap

Prova disputada em 3 voltas, sendo que os ciclistas usam as 2 primeiras voltas para embalar a bicicleta e ganharem velocidade e arrancam na terceira e última volta. Conta o tempo apenas da última volta e ganha o atleta com o menor tempo.

Corrida por pontos

Prova mais longa do ciclismo de pista onde os atletas disputam por pontos ao longo de 30km no masculino e 20km no feminino. A cada 10 voltas é soado o sino que indica que a próxima volta vale ponto para os 4 primeiros colocados sendo 5 para o primeiro, 3 para o segundo, 2 para o terceiro e 1 para o quarto. Ao final da prova ganha o atleta que somar mais pontos.

Há uma pontuação extra de 20 pontos para o atleta que der uma volta em cima do pelotão.

 

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