Eu sempre digo aos meus atletas que no ciclismo se sobressai ou vence aquele atleta que melhor se relaciona e tolera a dor e o sofrimento.
O ciclismo é um esporte onde a dor esta sempre presente nas sessões de treino e competições, a experiência da dor é uma combinação complexa de fatores fisiológicos e psicológicos e isto pode também ser treinado. Se o seu corpo não estiver treinado não adianta exercitar a tolerância a dor que você não terá ganho significativos, o treinamento físico e psicológico deve ser realizado sempre em conjunto.
Veja a seguir 3 coisas muito importante que você pode fazer para suportar momentos intensos de treinos e competições.
- Esteja sempre no controle de suas ações e emoções e acredite que a situação irá passar, resistir a momentos intensos é muitas vezes influenciado por nossa mente, onde o corpo pede para parar mas a superação humana e a vontade de desafiar o limite é algo inerente do ser humano, você não pode desistir, muitas vezes desistir é mais difícil do que continuar.
- Tire o foco da sensação e da vontade de parar no momento da dor, crie mantras ou frases de motivação no qual você pode repetir insistentemente durante o momento que seu corpo pede para parar, tire o foco de seu cérebro sobre seu corpo.
- Aceite as situações que o dia, a dor do dia da corrida faz parte da recompensa e quanto mais você conseguir tolerar e insistir nestes momentos maior será a sua recompensa.
Lembre-se – no ciclismo se sobressai quem resiste mais ao sofrimento, quem resiste mais a dor.
Cris Silva