Primeiro é conveniente explicar para você o que é VO2 máx: VO2 máximo é a capacidade máxima do corpo de um indivíduo em transportar e metabolizar oxigênio durante um exercício físico incremental, é a variável fisiológica que mais reflete a capacidade aeróbica de um indivíduo.
Ou seja, a condição de vo2 máx do atleta influencia diretamente na oxigenação muscular durante o treinamento e competições. Se você tem um vo2 máx bom ou excelente você pode ter uma capacidade de oxigenação melhor do que seus adversários ou parceiros e isto influencia diretamente no seu poder de definição do resultado de uma prova ou de um desafio.
É importante lembrar que quando você esta pedalando em uma intensidade baixa a sua capitação e metabolização (uso) de oxigênio também esta relacionado ao seu vo2 máx, tendo em vista que você se sente mais confortável e quando o ritmo aumenta você tem plenas condições de aumentar a intensidade.
Sabe aquela sensação de desconforto que você tem ou já teve quando andando em baixa intensidade, respiração ruim, parece que o ar que entra não é suficiente, pois é, um dos possíveis motivos para este desconforto é o seu vo2 máx estar abaixo do ideal para o que você deseja estar.
Como melhorar o VO2 máximo?
Para melhorar seu VO2 máximo é necessário realizar treinos de altíssima intensidade. Quanto mais perto do seu 100% de VO2 máx atual você andar melhor será a resposta de seu corpo, e isto significa que você pode ficar menos tempo nesta intensidade para colher resultados efetivos. Se os seus intervalos tem uma intensidade em torno de, por exemplo, 80% de seu VO2 máx atual você vai precisar de mais tempo de treino para ter resultados sobre este treinamento. Vale ressaltar que só é possível aumentar seu VO2 em até 30%.
Como treinar o VO2 máximo?
O treino de vo2 é extremamente duro, mas vai dar um Up em seu desempenho. Ele exige que você trabalhe intervalos de formação com uma intensidade alta, no qual você deve estar preparado para atingir e manter por algum tempo. Estamos falando de treinos na zona 5 – o que são zonas de treinamento? Por isto é tão importante você elaborar uma progressão de treinamento, capacitando o seu corpo para atingir intensidades mais altas.
Além de treinos intervalados de alta intensidade, o atleta pode realizar treinos de musculação, pois quanto mais massa muscucular maior a capacidade de VO2.
Outro fator importante é a gordura corporal que quanto mais perto do peso ideal mais você conseguirá melhorar o VO2.
De forma geral, já que para cada atleta há uma especificidade, para aumentar seu VO2 você precisará:
- Realizar treinos intervalados de alta intensidade.
- Realizar treinos de fortalecimento muscular.
- Manter sua taxa de gordura corporal o mais próximo do ideal.
Ficou um pouco confuso por onde começar? Muita coisa para conciliar não é mesmo? Por isso é muito importante ter um treinador de ciclismo para te assessorar a conseguir atingir esses resultados de forma saudável e segura.
Como mensurar o meu VO2 máximo?
Existem diversas formas para mensurar seu vo2 máx atual, alguns testes realizados em esteiras ou bicicletas em laboratório e pista de atletismo, no ciclismo usa-se a frequência cardíaca e também a potencia para medir com exatidão o ponto no qual o atleta atinge seu VO2 máx, e pode-se também mensurar através da frequência máxima do atleta, e ai dividir a mesma em zonas de treinamento, onde a zona 5 seria a zona de trabalho do VO2 máx.
Comentários
Muito bem explicado , Obrigado