A modalidade de Mountain Bike, assim como outras modalidades do ciclismo, exige uma grande variedade de cadência dentro de um mesmo evento. Por hora estamos em uma velocidade alta e devido a um obstáculo temos que frear bruscamente e em milésimos de segundos acelerar com força máxima novamente para ganhar velocidade e superar outros obstáculos.
Sendo assim a forma como aceleramos e desaceleramos muito implica no resultado final de uma competição e saber usar a cadência certa em conjunto com a marcha certa se torna fator primordial quando queremos ganhar tempo e economizar força.
Por isso é interessante que um ciclista durante seu treinamento use de algumas situações para treinar esta variação de cadência, usando formas diferentes de imprimir força no pedal. Seja com cadência acima ou abaixo de 80 rpm, com marchas leves e pesadas, em subidas, plano e decidas.
As Técnicas de Cadência exigidas no MTB
Estar preparado para usar sua força de diferentes formas é um fator a ser treinado e que pode mudar seu desempenho em uma competição.
Ter técnica para passar por diferentes terrenos, como por exemplo, usar uma cadência elevada para acelerar, usar uma cadência moderada em um terreno de terra solta ou pedras e para passar por um trecho de paralelepípedo. Andar de pé na bicicleta por alguns metros ou quilômetros pode trabalhar músculos diferentes e de forma diferente do que ele é solicitado habitualmente quando sentado no selim de sua bicicleta.
Em seu treinamento você pode escalar uma longa subida com uma cadência mais baixa e com a frequência cardíaca também baixa, ou trabalhar seu limiar de lactato com uma cadência mais alta, você pode também utilizar esta mesma subida para trabalhar uma variação de cadência em seu decorrer, tendo sempre em mente o objetivo principal do treino, respeitando a zona de frequência cardíaca para cada especificidade e também o tempo de trabalho para cada objetivo de forma eficiente.
Saber aonde você quer chegar assim como ter organização no caminho que você vai percorrer para chegar é extremamente importante para garantir o sucesso de seu trabalho.
Cadência ideal no MTB
Não existe uma cadência exata para o MTB, mas uma base para que você consiga se adaptar aos percursos.
Sendo assim é difícil dizer que o número X é o ideal para a prática do MTB.
Abaixo nós listamos para você como passar por alguns obstáculos com sucesso:
- Para ultrapassar adversários, acelerar depois das curvas, e em obstáculos, utilize uma cadência mais alta.
- Use uma cadência mais baixa após subidas íngremes.
- Em percursos técnicos e com muita lama e pedras, uma marcha pesada vai atrapalhar a tração e te fazer ficar lento, ou até danificar sua bike e seus componentes, sendo assim use uma marcha mais leve e cadência alta.
- Em áreas onde há muita variação entre os terrenos já mencionados, utilize uma marcha intermediária, assim você pode variar com facilidade a cadência.
- Em areia fofa use uma cadência mais alta. Isto vai fazer com que você flutue melhor em cima da areia.
- Procure treinar em todos os tipos de terreno, isto vai fazer com que você esteja com a técnica apurada para qualquer prova ou desafio que você vá.
Post atualizado em: 18/03/2020