1. Treine com objetivo
Não é errado pedalar por pedalar, mas se você quer melhorar seu desempenho, você deve se organizar e saber exatamente o objetivo de cada treino, quando cada tipo de treino deve ser realizado, as zonas de frequência cardíaca e em que período do treinamento você está, para não forçar ou descansar no período errado, isso pode comprometer seu rendimento.
2. Treino o rolo
Se não houver tempo ou possibilidade de sair de casa o rolo de treino é a melhor opção, sessões curtas podem ser muito proveitosas e não há perca de tempo com preparação de kit de remendo ou preocupação com a situação meteorológica, procure os modelos, as vantagens e desvantagens e escolha o que mais se adequa às suas necessidades.
3. Recuperação
Planejar os treinos de maneira que o treino anterior não prejudique o treino atual, organize-se para que haja a recuperação muscular necessária, pois ela é de extrema importância para seu desempenho.
4. Qualidade x quantidade
Se você não possui tempo disponível para realizar treinos longos de resistência durante a semana, faça isso nos fins de semana, organize-se para que os treinos da semana sejam eficientes e nos finais de semana programe-se e para treinos de resistência, isso será suficiente para melhorar seu condicionamento e seu desempenho.
5. Organização
Deixe sempre seu kit de treino preparado e organizado com antecedência, roupas, agua, alimentação, o quanto antes estiver tudo separado e organizado pra o treino mais otimizado estará seu tempo. Após os treinos verifique sua bicicleta, principalmente os pneus, se há furos, arames, ou outros objetos que esvaziem o pneu lentamente, o que poderia atrasar seu treino seguinte.
6. Pedale para locomoção
Se você puder ir pedalando para o trabalho, isso irá te dar um tempo a mais na bicicleta, ou em viagens de família, combine pontos de encontro, vá pedalando de um ponto à outro, você irá treinar e não abrira mão de estar nos compromissos de família.
7. Alimentação
Otimizar o treinamento inclui alimentar-se melhor para melhores resultados, pois a alimentação é de extrema importância para seu rendimento, se você tem um tempo escasso para treinamento, não pode errar na alimentação pois estaria prejudicando seu desenvolvimento, principalmente se sua intenção for emagrecer.
8. Melhor que nada
Mesmo que você não tenha horas disponíveis, ou até mesmo não esteja com uma bicicleta para treinar, faça outro exercício, pedalar 30minutos, correr 20minutos, ou realizar exercícios em casa por 10minutos, vai ser melhor que não fazer nada, tenha sempre isso em mente.
9. Descubra seu ponto fraco
Faça uma auto avaliação e identifique seus pontos fracos, trabalhe isso, treine até que se torne uma habilidade como as outras que você possui, para que seja o mais completo possível, isso vai melhorar seu desempenho e confiança.
Comentários
otimas dicas como sempre ,obrigado.
Bacana estas dicas, mesmo não sabendo destas dicas para quem tem pouco tempo já os fazia isso é ótimo saber pois não estou errado em aproveitar cada minuto. Completando com exercícios diversos além de pedalar.
Suas dicas são sempre bem vindas, parece que está me assistindo e orientando. Parabéns pela excelente assessoria. Abraço
Parabéns Cris Silva,otimo texto adorei .Obrigado!