Como Perder Peso Pedalando com Treino Intervalado de Alta Intensidade

O ciclismo é um esporte que tem alto gasto calórico, em consequência disso vem sendo procurado por muitas pessoas em busca de perda de peso, ganho de saúde e qualidade de vida.

Além da perda de peso podemos listar inúmeros benefícios.

  • Fortalece a musculatura

  • Ganho de equilíbrio

  • Melhora a saúde do coração

  • Aumenta e muito o seu bem estar em consequência do aumento na produção de hormônios como endorfina e adrenalina.

  • Baixo índice de lesão

Este último tópico é muito importante, o ciclismo quando praticado de forma correta apresenta baixíssimo ou 0% de índice de lesão muscular e articular.

MAS VAMOS FOCAR NA PERDA DE PESO, e quero descrever aqui algumas estratégias para você otimizar seus treinos e atingir o seu peso ideal.

Confira 6 dicas que vão te ajudar a emagrecer pedalando com saúde:

1 – Foque na Perda de Gordura Corporal

Não queira apenas perder peso, queira perder peso com saúde. Para isso mais importante que apenas diminuir uns kilos, temos que diminuir a gordura corporal. Ela sim é o grande vilão. Isso porque músculo também pesa, mas é um peso bom.

O que queremos dizer é para que você encontre a sua taxa de gordura corporal e trabalhe para diminuir essa taxa. Não fique preso apenas no peso em geral.

Já falamos do peso ideal dos ciclistas, nesse artigo falamos como o peso ideal pode variar para cada atleta.

2 – Faça Treinos Intervalados de Alta Intensidade

Sem sombras de dúvidas o melhor treino de ciclismo para você perder peso é o treino intervalado de alta intensidade.

O que é Treino Intervalado de Alta Intensidade?

Treino intervalado é a fragmentação, ou divisão do tempo total de treino, alternando duração e intensidade, com ele você tem um gasto calórico bem maior do que o treino contínuo e consegue fazer um treino mais curto com melhor resultado.

Exemplo de Treino Intervaldo para emagrecer:

  • Aquecimento de 15 min progressivo.
  • 6 a 8 tiros de 1 min com intensidade máxima.
  • Intervalo de 2 a 3 min entre os tiros com giro e percepção de esforço na zona 2 (o que é zona 2?)
  • 10 a 15 min de resfriamento

Este treino acima citado é absurdamente efetivo para sua perda de peso, e se você pensa em perda de peso, você pode fazer inúmeros outros treinos para este ganho, além do fato de que você perdendo peso você vai melhorar muito o seu ciclismo.

 

Qual a diferenrença entre o Treino Intervalado e o Treino Contínua no emagrecimento?

O Treino Contínuo é caracterizado por um treino sem ou quase nenhuma oscilação de intensidade, ou seja você pode fazer um treino de 90 min, 2 ou 5 horas e sempre na mesma intensidade.

O Treino Intervalado e Alta Intensidade é mais efetivo do que o treino contínuo devido ao fato da queima de calorias de forma crônica, ou seja, mesmo depois de terminar o treino você passa ainda algumas horas com gasto calórico alto em decorrência do treino realizado e o treino contínuo, quando encerrado seu gasto calórico em decorrência do treino também encerra.

Por mais que o treino intervalado seja mais curto você tende a passar algumas horas ainda com gasto energético alto, o que leva com que você no geral tenha um gasto maior, além de que você não precisa passar horas e horas em cima da bike o que facilita muito para quem tem pouco tempo para treinar.

4 – Coma melhor

Não adianta treinar tanto se continuar a comer errado. Comece diminuindo os excessos. Anda comendo muitos doces? Tomando muito regrigerante? Comendo mais do que precisa? Analise sua dieta diária e veja onde pode fazer mudanças e cortar aquilo que você sabe que não precisa. Com essa pequena mudança você já começará a notar as mudanças.

Além disso aprenda a variar mais o cardápio, coma um pouco de tudo, legumes, verduras, proteinas variadas, gorduras boas, frutas etc. Dessa forma você garantirá que estará ingerindo todos os nutrientes que precisa e não terá deficiências nutricionais.

5 – Seja paciente

Não tenha pressa para emagrecer, leve o tempo que for preciso para emagrecer com saúde. Alguns conseguem perder peso mais rápido que outros, então não fique se comparando ou querendo seguir a receita do amigo. Encontre o que funciona para você e o que te faz se sentir bem e continue treinando. Com o tempo você chegará lá.

6 – Curta a jornada

Ciclismo vai muito além da perda de peso. Aproveite essa motivação para experimentar estilos diferentes do ciclismo como MTB, ciclismo de estrada. Aproveita para pedalar em grupo e fazer novas amizades. Aproveite para conhecer novas trilhas,  novas estradas, novas cidades.

Participe de competições para sai um pouco dos treinos. Tudo isso além de ajudar na perda de peso te dará ainda mais motivação para se manter saudável.

 

E VOCÊ, ESTÁ ACIMA DO PESO?

ESTÁ ESPERANDO O QUE PARA COMEÇAR JÁ A PERDER PESO, GANHAR SAÚDE, MELHORAR SUA AUTO ESTIMA E O SEU CICLISMO….

CLIQUE AQUI PARA CONHECER NOSSOS PLANOS DE TREINAMENTO – FAÇA PARTE DE NOSSO TIME

 

Post atualizado em: 06/03/2020

Comentários

  1. Larissa disse:

    Eliminei 27kg com reeducação alimentar e bike. Estou muito feliz e não largo mais os pedais… amo pedalar, faz bem pro corpo e pra mente. Minha terapia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba informações em primeira mão

Emails semanais para você ficar por dentro dos nossos vídeos e artigos.