COMO PERDER PESO PEDALANDO – QUAL MELHOR TREINO?


O ciclismo é um esporte que tem alto gasto calórico, em consequência disso vem sendo procurado por muitas pessoas em busca de perda de peso, ganho de saúde e qualidade de vida.

Além da perda de peso podemos listar inúmeros benefícios.

  • Fortalece a musculatura

  • Ganho de equilíbrio

  • Melhora a saúde do coração

  • Aumenta e muito o seu bem estar em consequência do aumento na produção de hormônios como endorfina e adrenalina.

  • BAIXO ÍNDICE DE LESÃO

Este último tópico é muito importante, o ciclismo quando praticado de forma correta apresenta baixíssimo ou 0% de índice de lesão muscular e articular.

MAS VAMOS FOCAR NA PERDA DE PESO, e quero descrever aqui algumas estratégias para você otimizar seus treinos e atingir o seu peso ideal.

Vale ressaltar que o mais importante é você focar em perder gordura, com treinos adequados e uma alimentação equilibrada isto vai acontecer de forma surpreendente.

QUAL MELHOR TREINO PARA PERDER PESO?

Sem sombras de dúvidas o melhor treino de ciclismo para você perder peso é o treino intervalado de alta intensidade.

O QUE É TREINO INTERVALADO?

Treino intervalado é a fragmentação, ou divisão do tempo total de treino, alternando duração e intensidade, com ele você tem um gasto calórico bem maior do que o treino contínuo e consegue fazer um treino mais curto com melhor resultado.

EXEMPLO DE UM TREINO INTERVALADO PARA EMAGRECER:

Aquecimento de 15 min progressivo.

6 a 8 tiros de 1 min com intensidade máxima.

Intervalo de 2 a 3 min entre os tiros com giro e percepção de esforço na zona 2

10 a 15 min de resfriamento

Este treino acima citado é absurdamente efetivo para sua perda de peso, e se você pensa em perda de peso, você pode fazer inúmeros outros treinos para este ganho, além do fato de que você perdendo peso você vai melhorar muito o seu ciclismo.

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QUAL A DIFERENÇA ENTRE TREINO INTERVALADO E TREINO CONTÍNUO NA PERDA DE PESO?

O treino contínuo é caracterizado por um treino sem ou quase nenhuma oscilação de intensidade, ou seja você pode fazer um treino de 90 min, 2 ou 5 horas e sempre na mesma intensidade.

O treino intervalado e de alta intensidade é mais efetivo do que o treino contínuo devido ao fato da queima de calorias de forma crônica, ou seja, mesmo depois de terminar o treino você passa ainda algumas horas com gasto calórico alto em decorrência do treino realizado e o treino contínuo, quando encerrado seu gasto calórico em decorrência do treino também encerra.

Por mais que o treino intervalado seja mais curto você tende a passar algumas horas ainda com gasto energético alto, o que leva com que você no geral tenha um gasto maior, além de que você não precisa passar horas e horas em cima da bike o que facilita muito para quem tem pouco tempo para treinar.

E VOCÊ, ESTÁ ACIMA DO PESO?

ESTÁ ESPERANDO O QUE PARA COMEÇAR JÁ A PERDER PESO, GANHAR SAÚDE, MELHORAR SUA AUTO ESTIMA E O SEU CICLISMO….

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Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

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