VOCÊ SE SENTE CANSADO NESTA TEMPORADA E JÁ NÃO SABE MAIS O QUE FAZER?


11

VOCÊ SE SENTE CANSADO NESTA TEMPORADA E JÁ NÃO SABE MAIS O QUE FAZER PARA CONTINUAR TENDO QUALIDADE EM SEUS TREINOS E COMPETIÇÕES?

O final da temporada esta chegando e é comum o atleta já se sentir cansado, seu corpo já não responde como a 5 ou 6 meses atrás e o rendimento está caindo, com alguns compromissos esportivos ainda em sua agenda você se sente um pouco perdido sobre o que fazer para voltar a ter qualidade e melhorar ou manter o seu desempenho.

Muitas vezes o ciclista já até passou do seu principal foco e agora espera passar o tempo para então iniciar seu período de férias e retomar aos treinos para a próxima temporada.

Vamos listar abaixo algumas estratégias que você pode adotar para finalizar sua temporada com êxito e conquistar os objetivos traçados.

  • Mensurar seu nível de cansaço – Este é o primeiro passo a ser dado quando você pensa em perda de desempenho, você precisa analisar seus últimos meses de treinamento para ver qual a sobrecarga de treinamento que você submeteu seu corpo e então, se necessário, dar o devido descanso para que ele volte a responder de forma positiva.
  • Motivação – Você ainda se sente motivado em cima da bike para o que tem planejado ainda para este ano? Se o problema for motivação procure fazer treinos em grupo, planeje treinos específicos individuais, mas os treinos como recuperação ativa e treinos longos de final de semana façam em grupo, isto vai fazer você curtir a energia do pessoal e pode te trazer o prazer e a motivação de volta.
  • Procure novos métodos de treinamento, sempre mensurando seu corpo para ver o nível de fadiga, submeta seu corpo a estímulos diferentes, isto vai tirar ele da zona de conforto.
  • No momento certo descanse e até se permita dois ou três dias de recuperação – Nesta época seu corpo pode estar cansado de todo o volume e intensidade de treino e competições que você teve ao longo do ano, fique tranquilo (a) que em dois ou três dias você não vai perder seu condicionamento físico, pelo contrário, muitas vezes eu pedi aos meus atletas para tirar dois ou três dias de descanso e quando ele retomou os treinamentos seu corpo respondeu muito bem e estava forte novamente.

Procure refletir sobre seu ano até então e usar estratégias que você possa seguir firme nos treinos, o ciclismo é um esporte duro fisicamente e psicologicamente. Lembre-se que se a sua mente estiver forte  o seu corpo ficará igualmente forte.

 

Cris Silva

 




Treinadora e ciclista profissional Cris Silva

Cris Silva

» Site » Instagram » Facebook » Youtube