É comum o ciclista quando anda em um pelotão olhar diretamente na roda de quem está a sua frente.
ERRADO… Você olhando apenas para baixo faz com que tenha a sensação de que os movimentos de quem está a sua voltar ficar mais rápido do que são, o que muitas vezes nos assusta, além de que você acaba não tendo controle do movimento do pelotão como um todo, acelerações, mudança de direção e quando acontece acaba também nos assustando.
CERTO – Sempre que estiver treinando ou competindo em grupo, ou seja, em um pelotão, o ideal é que se tenha uma visão panorâmica, controlando a distância de seus parceiros de pelotão através da visão panorâmica do espaço no qual você está e da movimentação do pelotão.
SIM, com o tempo você passa a ter uma percepção de espaço e consegue manter a distância segura de seus companheiros mesmo olhando somente para frente.
MANTENHA – Se sempre olhando para frente, você pode pegar como referência as costas do ciclista que está a sua frente, e aos poucos
TEM MAIS – Flexione os cotovelos, eles te ajudam a delimitar o seu espaço para que outros ciclistas não se aproximem de forma incisiva.